Quando ir para Jericoacoara: Melhor Época para Viajar

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

É sempre verão em Jericoacoara. A melhor época vai depender do perfil do viajante e o que quer ver, porque a paisagem muda ao longo dos meses. Foi pensando nisso que fiz esse calendário como clima por mês para que você possa decidir com mais facilidade. E no final tem video com dicas de Jericoacoara, e outro explicando tudo que está aqui no final post.

Barrinha

<< JÁ ACOMPANHA O NOSSO INSTAGRAM @BLOGEDUARDOEMONICA >>

QUANDO IR PARA JERICOACOARA

A temporada de chuvas acontece de Janeiro a Junho, Julho é o mês intermediário, e de Agosto até Dezembro o sol predomina. Mas é claro que nada te impede de ir em qualquer mês.

A melhor época para ir para Jericoacoara é entre julho e o começo de janeiro, quando não chove. De agosto a outubro as lagoas estão bem cheias e o clima é perfeito. Em janeiro e fevereiro os dias podem ficar mais nublados e com maiores chances de chuva. Março e abril são os meses que mais chovem em Jericoacoara, e inclusive pode inviabilizar os passeios.

Veja quando viajar para Jericoacoara, como é o clima mês a mês e como é a temporada de chuvas na vila.

1. JANEIRO E FEVEREIRO

São os meses mais quentes e com mais mosquitos. É também quando as lagoas já estão menos cheias. Fui em outubro e não senti nenhum mosquito. Janeiro e fevereiro também são os meses que o tempo pode ficar mais nublado, e em fevereiro as chances de chuva aumentam consideravelmente.

2.MARÇO E ABRIL

Evite ir para Jericoacoara nos meses de março e abril, pois são os meses mais chuvosos. Chove bastante. Em 2019 foi um ano atípico, porque choveu sem parar durante duas semanas. Foi isso que deu origem a nova atração de Jeri: o Buraco Azul. Leia Buraco Azul em Jericoacoara: O Que Saber Antes de Ir .

Claro que não significa que vai chover todos os dias, mas as chances são bem maiores e o tempo tende a ficar constantemente nublado. Não um nublado escuro, mas aquele que o sol fica escondido e segue queimando, mas não deixa as lagoas parecerem tão lindas quanto são. Geralmente em abril os passeios de barco para a pedra furada saem menos vezes.

3. MAIO E JUNHO

Chove menos e as chances de dias nublados são grandes.

Mangue Seco

<<DICA>> Não esqueça o Seguro Viagem, mesmo dentro do Brasil!

4. JULHO, AGOSTO E SETEMBRO

Não chove, o clima é menos quente e as lagoas estão bem cheias. Em julho as lagoas já estão cheias e formam o que os locais chamam de “Fronhas”, em alusão aos Lençóis Maranhenses.

5. AGOSTO ATÉ NOVEMBRO

É a melhor época para velejar e é temporada de kite, quando o vento é bem forte. Forte a ponto de sentir a areia “chicoteando” as canelas no alto da Duna do Porto do Sol.

6. SETEMBRO

É um mês intermediário, mesmo sendo alta temporada. Só se sente a vila cheia no final de semana.

Lagoa Amâncio

7. OUTUBRO ATÉ DEZEMBRO

O clima esquenta bastante, mas tem vento, e ele ameniza o calor. Em dezembro as lagoas já podem não estar tão cheias. Veja mais abaixo a nossa experiência em outubro.

8. OUTUBRO ATÉ FEVEREIRO

A partir de outubro, principalmente nos feriadões, os hotéis tendem a esgotar as vagas rapidamente, por isso se programe com uma certa antecedência. No Ano Novo os preços ficam astronômicos, mesmo reservando com antecendência.

Tem destaques de Jeri no @monicamoras

<< JÁ ACOMPANHA O NOSSO INSTAGRAM @BLOGEDUARDOEMONICA >>

Lagoa Paraíso

JERICOACOARA EM OUTUBRO

Nós estivemos em Jericoacoara durante 1 semana, entre os dias 29 de Setembro e 6 de Outubro. Nesse tempo ventou bastante, principalmente no final de tarde.

O sol brilhou forte todos os dias e observamos que todos os dias amanheceram levemente nublados. Por volta das 10:30 da manhã, quando começava a ventar, o sol vinha com tudo. Precisava reaplicar o protetor solar com frequência, por que o tempo estava mais seco.

Pegamos chuvas em dois momentos muito rápidos pela manhã: garoa rápida no mangue seco (veja as fotos do Mangue Seco de Jeri) e pancada de chuva rápida no penúltimo dia na vila (veja fotos do clima chuvoso em Jeri).

Todos os finais de tarde foram agradáveis, sem ficar suando, já que ventava. Durante a noite não sentimos calor e ficamos só no ventilador mesmo, porque a temperatura se manteve agradável. Lembrando que somos do Rio Grande do Sul e somos acostumados com temperaturas extremas (frio e calor). Leia Onde Ficar em Jericoacoara: Opções de Hospedagem na Vila

Buraco Azul (Castelhano)

Não senti mosquitos em nenhum momento. Acredito que tenha sido devido ao vento constante. E as moscas só incomodavam cedo da manhã, por volta das 7:30, quando já estávamos de pé para aproveitar bem o dia.

Acredito que tenhamos ido no momento perfeito, antes do feriadão de 12 de outubro e pegando dias de semana. No final de semana, Jeri fica intransitável. Nem mesmo paciência ajuda a fazer fotos com menos pessoas. 

Mas como eu disse lá no começo do post: a melhor época para visitar Jeri vai depender do perfil do viajante e o que quer ver.

Tatajuba

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais, até de um cafezinho de R$7! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Quando ir para Jericoacoara: Melhor Época para Viajar
Quando ir para Jericoacoara: Melhor Época para Viajar

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE JERICOACOARA

Anterior
Anterior

O Que Vestir nos Templos da Tailândia

Próximo
Próximo

Compras em Bangkok: Roteiro de 1 Dia