Como Visitar o Templo Branco da Tailândia

Escrito em 12/06/2015 | Atualizado em 04/07/2022

Texto: MONICA MORAS @monicamoras  Fotos: Eduardo Viero e Mônica Morás

Sabe tudo que se imagina sobre um templo budista? Agora esquece, porque tá na hora de falar do Wat Rong Khun, também conhecido como Templo Branco.  Ele é um dos templos mais conhecidos da Tailândia e uma das atrações mais visitadas em Chiang Rai, no norte do país. 

Ao contrário do que muita gente pensa, o Wat Rong Khun é relativamente novo projetado e financiado por um famoso artista tailandês nascido na cidade.

Como é o Templo Branco da Tailândia

O Templo Branco se destaca pela cor branca e pelos pedaços de espelho que reluzem com o sol. A cor branca representa a pureza de Buda, enquanto os espelhos representam sua sabedoria.

Cada detalhe do templo possui um significado e encoraja os visitantes a refletir sobre os ensinamentos budistas que mostram através de representações o caminho para fugir das tentações mundanas, ganância, desejos e focar na elevação da mente.

A ponte do Ciclo do Renascimento fica sobre um pequeno lago e em frente a ela existe uma área circular com centenas de mãos que representam o desejo. Essa área representa o sofrimento humano e do inferno, por isso a ponte é do renascimento, porque se caminha do inferno em direção ao paraíso, para a felicidade superando as tentações mundanas.

Na ponte não é permitido parar, nem voltar, porém é o lugar mais fotografado. Tem que ser rápido ali!

O prédio mais importante é justamente o templo branco todo em estilo clássico dos templos tailandeses. Assim como os demais templos do país, dentro do Wat Rong Khun também possuí representações do bem e do mal nas suas paredes, mas de uma forma bem moderna como o Batman, Elvis, Minions, Homem Aranha, entre outros personagens dos quadrinhos e do cinema.

Na saída do prédio branco existe uma fonte dos desejos e algumas "árvores" para pendurar desejos escrito em pequenas folhas prateadas. Mas o que chama atenção mesmo é o prédio de ouro que abriga as salas de descanso e os banheiros. A cor dourada representa a ideia de se concentrar na mente e não nos bens materiais de posse, como dinheiro.

Leia mais: Sak Yant: Significados e Como Fazer Uma de Graça | Roteiro em Chiang Mai: O Que Fazer Dia a Dia

COMO VISITAR NO TEMPLO BRANCO EM CHIANG RAI

O templo tem entrada que custa 50 baht, fica aberto das 8h às 18h, não é permitido roupas curtas e por isso eles emprestam um sari branco para as mulheres. Na loja de souvenir antes de sair do templo existe uma mesa com cartões postais gratuitos com a imagem do lugar onde cada pessoa pode carimbar o seu com o símbolo do templo e postar no correio. A postagem é paga.

O Templo Branco fica a 3h de carro de Chiang Mai. Existem várias formas de chegar lá a partir de Chiang Mai, mas a melhor e mais confortável é de passeio guia. A pior é por conta própria de ônibus, já que a distância é grande e os templos não ficam concentrados. Nós estávamos num day tour pela região a partir de Chiang Mai (custou 1800 baht) que incluía a passagem por lá, combinado com outras atrações, como expliquei no post Roteiro Tailândia: Quantos Dias Ficar Em Cada Lugar.

De Chiang Rai, o Templo branco fica a 13km, perto do KM816 da rodovia Phahon Yothin. É possível chegar de tuktuk, Grab (Uber tailandês) ou moto alugada.

E quando fomos para o Laos de ônibus, ele parou lá rapidamente também para esticarmos as pernas. Não existe um melhor horário, sempre haverá muitos turistas. Mas observamos que mais para o final da tarde, tem menos gente. Confira o passeio e os comentários de outros viajantes. Vale a pena fazer!

É necessário cobrir pernas e ombros. Mas eles emprestam um sarong (tipo uma saia) para as pernas. Veja O Que Vestir Nos Templos Da Tailândia

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Como Visitar o Templo Branco da Tailândia
Como Visitar o Templo Branco da Tailândia

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Principais Regras de Composição na Fotografia

Próximo
Próximo

O que é JPEG /JPG: Vantagens e Desvantagens desse Formato