As Melhores Atrações de Chiang Mai e Dicas Imperdíveis
Texto:MONICA MORAS @monicamoras Fotos: EDUARDO VIERO @eduviero e MONICA MORAS
Chiang Mai é uma cidade do norte da Tailândia. Das principais coisas para fazer em Chiang Mai estão visitar os templos, fazer o monk chat, visitar mercados noturnos, conhecer os bares de jazz, ir na cachoeira, fazer um retiro do silêncio, aprender massagem, e fazer a tatuagem sak yant.
Leia também: Festival das Lanternas da Tailândia | Roteiro Chiang Mai: 3 dias | Guia Alternativo De Chiang Mai: Para Ver Além Dos Templos | Cooking Class em Chiang Mai: Aula de Gastronomia Tailandesa
O Que Fazer em Chiang Mai: Principais Atrações e Dicas
1. TEMPLO CHEDI LUANG
O Chedi Luang foi construído em 1401 e, apesar do terremoto de 1545, o templo continua lá com seus elefantes esculpidos nas laterais. É nele que acontecem os festivais mais importantes de Chiang Mai. Entrada: 50 baht
Ao lado dele tem um templo todo de madeira, o Wat Phantao, um templo todo de madeira que serviu como um salão do trono para um dos Reis do Reino Lanna de Chiang Mai. É grátis. Se você prefere passeio guiado no Chedi Luang que inclui mais templos, pode agendar esse ou agendar esse em espanhol.
CONHEÇA A NOSSA CONSULTORIA DE ROTEIRO PERSONALIZADO PARA TAILÂNDIA
2. TEMPLO DOI INTHANON
É o lugar mais alto de Chiang Mai com vista das montanhas. No topo há um templo com jardim lindo todo decorado em honra ao Rei e Rainha. Fica a 2 horas de Chiang Mai. A entrada custa 200 Baht. Você pode ir num passeio que inclui outras atracões (reserve aqui).
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
3. WAT BUPPHARAM
Ficar pertinho do China Town. A arquitetura é diferente, única na cidade devido a influência birmanesa. É fácil encaixar ele na ida para o Night Bazzar ou num passeio pelo Chinatown.
Leia também: Mala Ou Mochila Na Tailândia: Qual A Melhor Para Viajar | O Que Vestir Nos Templos Da Tailândia
4. WAT CHIANG MAN
É o templo mais antigo de Chiang Mai, construído em 1296 e onde fica o Buda de Cristal que tem apenas 10 centímetros, uma joia da Tailândia trazida para o templo em 1496. Porém , alguns dizem que ele foi feito há mais de 1800 anos. É um templo que lembra os do Laos.
5. WAT LOK MOLEE e WAT RAJAMONTEAN
É um dos templos mais antigos da cidade, lá do século 14 quando foi construído para ser Templo Real, foi usado como moradia para monges de Myanmar que vieram para espalhar os ensinamentos de Buda. Esse templo é muito conhecido por seu chedi (stupa), um dos maiores da cidade. Na nossa opinião, ele é o templo mais bonito de Chiang Mai.
Atravessando a rua, já está o Wat Rajamontean, um templo inconfundível e instagramável. A escadaria dele leva até um templo antigo e bem conservado,. Na lateral há uma imagem de Buda imensa que observa os muros da cidade. A noite ele fica iluminado.
6. WAT PHRA SINGH
O templo, também conhecido como “O Templo do Buda Leão” é um templo ativo, com centenas de monges e noviços morando lá. É um dos maiores templos-complexo de Chiang Mai, do século 14 e fica dentro da Cidade Antiga. Se você prefere passeio guiado que inclui mais templos, pode agendar esse ou agendar esse em espanhol.
7. WAT PHRATHAT DOI SUTHEP
O templo Doi Suthep fica no alto da montanha e é a principal atração de Chiang Mai. Já na estrada uma escada protegida por guardiões leva até templo. É nele também acontecem os retiros budistas do silêncio.
Lá dentro existem várias estátuas de Buda, algumas estátuas de dragões e elefantes , uma estupa dourada imensa, um pequeno museu e o templo onde o monge faz orações e abençoa os visitantes. Observe primeiro como é para não assustar. Ainda lá do alto, se o dia estiver limpo, dá para ver a cidade inteira.
Para chegar lá você precisa pegar um songthaew (red truck) privado por 400 Baht ou ir até o Chang Phuak Gate (na frente do 7Eleven) de onde saem os yellow trucks públicos (caminhões amarelos, às vezes vermelhos) que custam 60 baht por pessoa até lá. Aberto até 21h. A entrada custa 30 baht.
Se você quiser ver a cerimônia de oferenda aos monges, chame o Grab (Uber da Tailândia) e chegue antes das 6am. Ou você pode fazer o passeio especial nesse horário (agende aqui) ou ainda fazer um passeio mais completo com outros templos lindíssimos junto (reserve aqui). Mas se você prefere ver o por do sol, esse passeio é perfeito! Reserve aqui.
Para saber: 0 Doi Suthep é uma das coisas que tem que fazer no roteiro Chiang Mai. O tempo necessário no templo é de 2 ou 3 horas. Você precisa cobrir joelhos e ombros parar entrar nele. Leia: O Que Vestir Nos Templos Da Tailândia
9. WAT SI SUPHAN OU TEMPLO DE PRATA
O Wat Si Suphan é o Templo de Prata é um dos templos mais bonitos da cidade. Ele é todo feito de prata e alumínio esculpidos por monges artesãos de Chiang Mai. Infelizmente dentro do templo de prata só é permitida a entrada de homens. Ainda assim, recomendo mulheres incluir no roteiro em Chiang Mai.
No sábado a noite fica todo iluminado por causa do Saturday Night Market. Também tem Monk Chat, um momento em que qualquer pessoa pode conversar com os monges, basta entrar na fila (de cadeiras). Fecha às 18h, com excessão de sábado que vai até 23h. Sugere-se um pagamento de 50 baht, mas nem sempre o guichê está aberto.
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
10. WAT UMONG
O Wat Umong foi construído no século 14 em forma de túneis. Fica no meio da floresta literalmente, nos pés da montanha. No alto do labirinto de túneis está uma estupa gigante no único espaço aberto da mata do templo. Ali também há uma espécie de “cemitério” de Budas, onde as pessoas levam seus Budas quebrados ou velhos de volta para o templo, já que não se pode descartar uma imagem no lixo.
A entrada custa 20baht, vale a pena caminhar entre as árvores e lá também é feito o retiro budista do silêncio. Até antes a pandemia, a diária do retiro custava 220 baht (com hospedagem, alimentação e as práticas).
Chiang Mai tem as oferendas para os monges, que acontece no Doi Suthep, e tem um passeio especial (agende aqui) ou ainda fazer um passeio mais completo que inclui o Wat Umong (reserve aqui). Mas se você prefere ver o por do sol, esse passeio é perfeito! Reserve aqui.
11. BAMBOO RAFT RIDE NO RIO
O bamboo rafting mais parece um standup paddle coletivo em Mae Wang. A “prancha” é toda feita de bamboos longos e pelo menos uma pessoa precisa remar de pé. As demais podem ficar sentadas. Veja os tours de 1 dia.
12. BUA THONG STICKY WATERFALLS
Essa cachoeira fica no Lanna Park e o que diferencia ela é que as pedras são um tipo de calcário que permite caminhar na cachoeira, escalar mesmo. O caminho até ela que não é muito fácil, bem íngreme. Veja os tours de 1 dia.
13. HANG DONG OU GRAND CANYON
É uma antiga mina que o pessoal adora ir para se refrescar nos dias de calor intenso. Como não é tão grande assim, o pessoal adora pular dele na água. Virou uma parque com brinquedos e tudo mais. A entrada custa 700 baht. Veja os tours de 1 dia.
14. HUAY TUNG TAO LAKE
É um lago que fica no pé da montanha do Doi Sthep em Chiang Mai mesmo. A beira do lago existem algumas cabanas para alugar por dia diretamente dos restaurantes. É caro comer por lá. Dando a volta no lado há muito verde e até um templo. A entrada custa 50 baht. Veja os tours de 1 dia.
15. ELEFANTES
Chiang Mai é o lugar dos elefantes, onde eles tem mais espaço para, de fato, estarem num ambiente mais próximo do que seria se fossem capazes de viver sozinhos. Não é à toa que os “treinadores” dos santuários sérios do país são todos de Chiang Mai, por entenderem as particularidade do que é viver no norte.
Existem lugares sérios, existem os que exploram. Recomendamos este passeio. E leve uma roupa limpra, pois vocie vai se sujar e lá há chuveiros para tomar banho.
-Veja o post Songkran, O Ano Novo e festival das Águas da Tailândia
16. AULA DE CULINÁRIA
Esqueça a dieta se for fazer essa aula, porque você vai comer muito. A aula acontece numa fazenda orgânica, e entre os cinco pratos, estão Tom Yum Koong, Pad Thai, Curry. Tem opção pela manhã e tarde. Reserve aqui. Leia Cooking Class em Chiang Mai: Aula de Gastronomia Tailandesa
17. BAAN KANG WAT OU DESIGN CRAF STUDIO
É um centro de design que vale a pena incluir no roteiro de Chiang Mai, nem que seja só parar ver. Lá existem vários cafés tranquilos, o melhor chá thai da cidade, existem vários studios que oferecem workshop de artesanato, hand lettering, jardinagem, cerâmica, aulas de culinária com produtos orgânicos colhidos ali mesmo, yoga, design de jóias, arte na madeira, entre outros.
Cada studio tem um calendário de aulas. Fica no caminho para o Wat Umong, há uns 15 minutos dirigindo da Cidade Antiga.
18. MASSAGEM OU CURSO DE MASSAGEM
Massagem é obrigatório no roteiro da Tailândia e vale cada centavo. Se você não gosta muito da Thai Massage, que consiste basicamente em alongamentos com massagem, você pode tentar a foot massage que geralmente é combinada (pés + cabeça + ombros).
Se você tem mais tempo, a escola ITM Thai Massage é reconhecida internacionalmente e forma até professores em massagem. Eles oferecem programas a partir de 3 dias. Veja mais informações no site deles.
Leia também: Sak Yant: Significados E Como Fazer Uma
19. MUAY THAI
Se você curte luta, é uma boa opção. Existem muitas escolas de Muay Thai na cidade e o melhor lugar para assistir as lutas é no Tae Phae Boxing Stadium, onde a maioria dos lutadores dos mais diversos níveis se enfrentam.
O ingresso custa 600 baht por mais ou menos 2 horas de lutas, e compra lá de tarde ou um pouco antes de começar (às 21h). A maioria dos lutadores que estão ali treinam em Pai, uma cidade mais ao norte do país.
2O. RETIRO BUDISTA
Chiang Mai tem opções bem interessantes para fazer retiro budista, principalmente o do silêncio. Os mais tradicionais acontecem no Wat Doi Suthep (no alto da montanha) e Wat Umong (em meio a natureza). No retiro do Doi Suthep basta chegar. Você precisa estar usando roupas brancas e estar pronto para começar a partir das 14h do dia que decidir fazer. O custo é uma doação no final.
Tem grupo de Facebook Doi Suthep Vipassana Meditation - Chiang Mai, Thailand com quem já fez o retiro e quem gostaria de fazer. E no Wat Umong também basta chegar, mas os custos precisam ser pagos antecipadamente: 220 baht por dia (mínimo de 3 noites), 90 baht pela roupa de cama e travesseiro, e 200 baht para alugar roupas brancas, caso você não tenha. Se você tem tempo e precisa se dar um tempo, vale a pena incluir no roteiro de Chiang Mai.
21. YOGA
Existem muitos studios de yoga pela cidade. As escolas mais flexíveis são The Yoga Tree e Annie Bliss que dá para pagar por aula, por semana ou por mês dependendo do seu tempo. Tem meditação também.
22. PASSEIO GASTRONOMICO
Se você curte comer, o food tour é uma boa opção. A gastronomia do norte é diferente. Leva menos pimenta, tem mais leite de coco, alguns pratos até lembram alguma coisa do Brasil (uma carne de panela, um franguinho assado).
Eu já fiz esse passeio e vale muito a pena por ir nos mercados e poder ver como tudo é feito e de onde vem. Se depois você ainda vai seguir viagem para as ilhas no sul, vai perceber como os sabores ficarão bem apimentados e sem sal. Reserve o passeio aqui.
23. COMPRAS
Os melhores lugares para compras são os mercados noturnos de sábado, de domingo, o Night Bazzar e o One Nimman. Leia também: Night Bazaar de Chiang Mai: Mercado Noturno Diário | Saturday Night Market: O Mercado de Sábado de Chiang Mai | Sunday Night Market: Mercado de Domingo de Chiang Mai
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
ONDE FICAR EM CHIANG MAI
DENTRO DA OLD TOWN, caso você esteja com tempo curto ou só de passagem. Quanto mais próximo do Chedi Luang ou do Tae Phae Gate, melhor.
REGIÃO DA NIMMAN ROAD, perto do Maya shopping caso você vá passar mais tempo ou queira trabalhar online como nômade digital. Existem muitos cafés, co-working e apartamentos mobiliados para alugar.
Algumas sugestões: MUAN HOTEL ($) Reserve aqui; LE NAVIEW ($) Reserve aqui; DECHARME HOTEL ($) Reserve aqui; ELEVEN PILLAR SITE ($) Reserve aqui; BAAN PLOY IN ($) Reserve aqui; AKSARA HERITAGE ($$$) Reserve aqui. Veja a lista dos 15 melhores hotéis e hostels de Chiang Mai Onde Ficar em Chiang Mai: Melhores Hotéis
Leia também: Roteiro Bangkok: 3 Dias Passo A Passo | Roteiro Em Koh Phi Phi: Guia Da Ilha E Dicas Práticas | Guia Alternativo De Chiang Mai: Para Ver Além Dos Templos
VEJA TAMBÉM:
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off)
Passeios e Ingressos: Get Your Guide
Transporte: 12go (Asia, Brasil, Europa e Austrália)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE A TAILANDIA
Escrito originalmente em julho/2017