Eduardo & Mônica

View Original

Voo Atrasado ou Cancelado: O Que Fazer

Texto:MONICA MORAS @monicamoras Fotos: EDUARDO VIERO @eduviero e MONICA MORAS

A maioria dos viajantes já teve um voo cancelado pela cia aérea ou já passou pela situação de ter o voo atrasado. É algo comum e que pode ter vários motivos: condições climáticas, tráfego aéreo ou ainda baixa demanda para aquele destino.

Não sei se é pior acontecer na ida, quando existe expectativa de fazer a viagem e o receio de perder as reservas de hotel e passeios, ou se é na volta, quando já estamos cansados e querendo chegar logo em casa.

Apesar de comum, são problemas que nenhum passageiro quer passar. Então, se você teve um voo cancelado, atrasado ou alterado pela companhia aérea, veja o que fazer. Saiba também quando o passageiro tem direito de receber uma indenização nesses casos. E no final, deixei algumas dicas para minimizar os problemas, caso você passe por uma situação dessas.

O QUE FAZER QUANDO O É VOO CANCELADO, ATRASADO OU ALTERADO

Existem duas situações comuns que os passageiros passam. A primeira é receber a notícia de que o voo foi cancelado quando já está no aeroporto. E a outra é ser informado sobre a alteração do voo, que de acordo com a ANAC, só pode acontecer com mais de 72h antes do voo. 

Por isso, é muito importante preencher corretamente os dados na hora da compra e, principalmente, as informações de contato como telefone e e-mail. Em geral, é por esses canais que a companhia aérea vai informar sobre a alteração. Porém, cabe também ao passageiro conferir o status do voo no site da cia aérea antes da viagem. 

VOO CANCELADO: O QUE FAZER

De acordo com a ANAC, a companhia aérea tem até 72h para fazer alterações em seu voo, seja para cancelar ou alterar horário. Se ele foi cancelado com menos de 72h do horário de embarque, a responsabilidade é da companhia aérea.

VOO CANCELADO: DIREITOS DO PASSAGEIRO 

Depois do passageiro ser informado sobre o motivo do cancelamento, o que geralmente acontece no aeroporto, ele tem o direito de escolher uma das seguintes alternativas: 

  • Receber o reembolso integral da passagem (inclusive das taxas de embarque), ou receber um voucher no valor total da passagem;

  • Viajar no próximo voo da companhia aérea para o destino;

  • Remarcar o voo para outra data e horário, sem custos;

  • Ser realocado em um voo de outra companhia aérea para o mesmo destino.

IMPORTANTE: a partir de 2h de atraso, a empresa deve fornecer alimentação. A partir de 4h, deve fornecer hospedagem e transporte. E é quando o atraso supera 4h ou o voo é cancelado, que o passageiro tem a opção de escolha entre as alternativas reembolso, remarcação ou realocação, e mais a possibilidade de uma indenização. Entenda melhor sobre o voo cancelado.

Voe Tranquilo tem um serviço gratuito de análise desse tipo de caso de pedido de indenização, basta preencher o formulário. Depois dessa avaliação, você decide se segue em frente com o caso, ou não.  

Leia também: 9 Dicas Para Uma Viagem de Avião Tranquila

VOO ATRASADO: O QUE FAZER

Voo atrasado é o problema mais comum entre os passageiros. O atraso pode ter diversos motivos: tráfego aéreo, mau tempo, problemas técnicos na aeronave, problemas com a tripulação e até conexões. Um voo atrasado nem sempre é um voo cancelado, porém é bem estressante, não é mesmo?!

VOO ATRASADO: DIREITOS DO PASSAGEIRO

Quando um voo atrasa, a companhia aérea deve amparar os passageiros. O auxílio prestado depende do tempo de atraso:

  • Com mais de 1h de atraso, o passageiro tem direito a comunicação, seja por internet ou ligação;

  • Com mais de 2h, a companhia aérea deve fornecer alimentação, seja lanche ou voucher;

  • Com mais de 4h, é direito do passageiro ter hospedagem e transporte ida e volta para o aeroporto. 

IMPORTANTE: Mesmo que o atraso aconteça depois do embarque, com os passageiros acomodados em seus assentos, ainda assim é um atraso e os direitos estão assegurados. 

Quando o atraso do voo ultrapassa as 4h, o passageiro tem os seguintes direitos:

  • Receber o reembolso integral da passagem, inclusive das taxas de embarque, ou receber um voucher no valor total da passagem;

  • Viajar no próximo voo da companhia aérea para o destino;

  • Remarcar o voo para outra data e horário sem custos;

  • Ser realocado em um voo de outra companhia aérea para o mesmo destino;

ATRASO DO VOO DURANTE CONEXÃO E ESCALA: DIREITOS DO PASSAGEIRO

E se o passageiro estiver em conexão ou escala, ele tem os mesmos direitos e ainda o direito de ter um documento por escrito referente ao problema com a viagem, onde conste o motivo do atraso. É com esse documento que o passageiro pode buscar por uma indenização. Recomendo, ainda, que faça anotações do que aconteceu e dos nomes de pessoas com quem conversar, além de fotografias da tela do aeroporto. Entenda melhor sobre voo atrasado.

Se o seu voo atrasou mais de 4 horas, ou você chegou no seu destino 4 horas depois do previsto, você pode ter direito a uma compensação. A Voe Tranquilo faz a análise gratuita do seu caso, e você decide se vale a pena pedir essa indenização. 

Leia também: Dicas da Mala: Como Estar Bem Arrumada o Dia Todo Durante a Viagem

HORÁRIO DO VOO ALTERADO: O QUE FAZER

Podem acontecer alterações de horário nos voos, porém, de acordo com a ANAC, o passageiro precisa ser avisado com pelo menos 24h de antecedência. Seria 72h, porém devido a pandemia, o prazo foi modificado temporariamente.

HORÁRIO DO VOO ALTERADO: DIREITOS DO PASSAGEIRO

Em voos nacionais / domésticos, o passageiro tem direito ao reembolso integral da passagem ou de ser reacomodado em outro voo da companhia aérea, se a alteração for superior a 30 minutos. Nos voos internacionais, os direitos valem para alterações superiores a 1 hora.

No caso de o passageiro não ser avisado com antecedência, ele segue tendo os mesmos direitos. E no caso de o passageiro só descobrir essa alteração no aeroporto, ele ainda tem direito a auxílio material de acordo com o tempo de espera, como no caso de voo atrasado. Por isso é tão importante preencher corretamente as informações de contato na hora da compra.

COMO É FEITO O REEMBOLSO DO VOO CANCELADO OU ATRASADO

O reembolso do voo cancelado ou alterado é feito de acordo com a forma de pagamento da passagem. O passageiro deve concordar com a forma de reembolso antes que ele seja feito. 

Pagamentos à vista ou débito em conta são creditados imediatamente na conta do passageiro. Aqueles que pagaram no cartão de crédito, recebem o crédito na fatura. E os milheiros recebem as milhas de volta no programa de milhagem.

A companhia aérea ainda pode oferecer um voucher com o valor para ser usado numa futura viagem. Já aconteceu isso conosco, nós aceitamos e o valor da passagem ficou de crédito e o valor das taxas foi creditado na fatura do cartão. 

Leia também: Como Planejar Uma Viagem: 7 Dicas Essenciais

QUAL O VALOR DA INDENIZAÇÃO QUE O PASSAGEIRO TEM DIREITO

Quando acontece o atraso ou cancelamento superior a 4 horas do voo que o passageiro comprou, ele tem direito a uma indenização. O valor varia de acordo com o caso.

Por isso a importância de ter o maior número de provas possíveis, como e-mails, mensagens, fotografias do painel de informações do aeroporto, protocolo de atendimento, nome das pessoas com quem conversou, e, principalmente, o documento por escrito referente ao problema com a viagem, onde consta o motivo do atraso redigido pela companhia aérea.

Caso o passageiro tenha tido um prejuízo por causa do atraso ou cancelamento, o valor pode ser maior. A Voe Tranquilopode ajudar nesse caso. Basta relatar o ocorrido que eles fazem uma avaliação gratuita.

IMPORTANTE: O passageiro também pode pedir indenização para bagagem extraviada, embarque negado e perda de conexão. Fique muito atento às regras e exija os seus direitos. A Voe Tranquilo também faz avaliação gratuita desses casos. 

PRAZO PARA PEDIR INDENIZAÇÃO 

O prazo para pedir uma indenização por voo cancelado, atrasado ou alterado é de 5 anos para viagens nacionais e 2 anos para viagens internacionais. Lembrando que só é possível pedir essa indenização quando a reserva foi feita diretamente com a companhia aérea.  

DICAS IMPORTANTES

  • Caso tenha comprado uma passagem e precise cancelar ou alterar o voo, espere até uma semana antes da viagem. Se a companhia aérea cancelar o seu voo ou fizer alguma alteração, você pode se livrar de pagar as taxas;

  • Compre todas as passagens da família ou do grupo num único cartão. Assim a burocracia fica menor em caso de alterações do voo;

  • Evite comprar conexões com companhias aéreas diferentes ou comprar voos na mesma cia aérea, porém com números de reservas diferentes. Se você tiver problemas com um voo, vai ter que resolver a questão do outro por conta própria;

  • Confira sempre o status do seu voo no site da companhia aérea. Não espere por um SMS ou e-mail para saber se o seu voo foi cancelado ou alterado. Caso aconteça, você pode tomar as providências com antecedência e os prejuízos para a sua viagem serão menores;

  • Se você tiver qualquer problema que dê direito a receber indenização, não deixe de buscar os seus direitos. Regras foram feitas para serem cumpridas. 

A Voe Tranquilo é Confiável

A Voe Tranquilo é uma empresa segura e confiável, que ajuda passageiros nessas situações com sua equipe de advogados especialistas nessas situações de voos cancelados e alterados. Primeiro é feita uma análise do caso, e depois o cliente decide se segue adiante ou não. Se você já teve algum problema com voos, entre em contato com eles.

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

*Publipost: Esse post foi patrocinado pela Voe Tranquilo, e ele reflete fielmente a nossa experiência e opinião.

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE PLANEJAMENTO

See this gallery in the original post