Spritz, o Cocktail Favorito da Itália

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Colorido, refrescante e não excessivamente alcoólico: o Spritz é o cocktail mais amado pelos locais em toda a Itália, ainda mais como aperitivo. Soberano, sempre esteve no Vêneto, onde foi criado no começo do século 18, e onde é mais comum. 

Spritz pra entra no clima de Nápoles

O Aperol Spritz, o Cocktail Favorito da Itália

Treviso e Vicenza são consideradas algumas das “pátrias” desse cocktail da moda. Em Vicenza, a Piazza dei Signori fica tomada por pessoas bebendo seus Spritz no final de tarde, todos os dias.

No verão tem até um espaço com food trucks na beira do rio para a galera relaxar nas espreguiçadeiras curtindo o final de tarde. Em Milão, o lugar mais disputado no final de tarde é o Terrazza Aperol para relaxar com a vista do Duomo. 

ITÁLIA: VEJA TODAS AS DICAS E ROTEIROS

Em Veneza, quando as pessoas não estão comendo nos restaurantes na beira do canal, estão bebendo seus Spritz. E nem o Limoncello é páreo para o Spritz em Positano e demais cidades da Costa Amalfitana. Mas bom mesmo é beber Spritz na barraquinha de rua de Nápoles para entrar no clima.

Os valores variam de lugar para lugar, mas espere pagar entre 5 e 8 euros a taça e vem com aperitivo. Na barraquinha de rua (food truck) varia de 2 a 4 euros, dependendo do tamanho do copo de plástico. 

A história conta que o Spritz nasceu graças aos ocupantes austríacos (o norte da Itália já foi da Áustria), que dissolveram prosecco, o vinho veneto (veneziano), com um pouco de água com gás porque era muito forte: daí o nome Spritz, do verbo alemão “spritzen” que significa “borrifar”.

Os soldados austríacos achavam o gosto do prosecco muito forte e pediam um pouco de água com gás para “borrifar” no vinho. O toque definitivo quem deu foram os venezianos, que o tornaram mais encorpado com um pouco de licor, e então o coquetel evoluiu para chegar à fórmula conhecida hoje. 

JÁ CONHECE O NOSSO INSTAGRAM? E O YOUTUBE? :) @blogeduardoemonica

Receita do Aperol Spritz italiano

A receita do Aperol Spritz é bem simples e os italianos do Vêneto apostam na perfeição da fórmula:

  • 40% de prosecco

  • 30% de água gaseificada

  • 30% de Aperol

Porém no resto do país a receita é 3 partes de prosecco, 2 de Aperol e 1 de água gaseificada.  

Por isso que o Spritz também é conhecido como Spritz Aperol (o laranjinha clássico). Mas se não tiver Aperol, vale usar Campari ou Cynar, que deixam o sabor mais amargo.

No copo acompanha meia rodela de laranja e cubos de gelo grandes, e para comer, acompanha um aperitivo que geralmente são batatas fritas tipo ruffles.

Vale saber que em outras regiões a receita muda para 3 partes de prosecco, 2 de Aperol e 1 de água com gás. Na hora de pedir o Spritz, deixe claro qual o bitter (azedinho: Aperol, Campary, Cynar) você quer. Veja a receita no vídeo. 

Tutti i segreti di un perfetto Aperol Spritz!

A História do Aperol Spritz

Quando surgiu o Aperol em 1919, o Spritz se espalhou pelo país. Mas só ficou popular mesmo a partir dos anos 80 depois de campanhas promocionais, que foram fundamentais para o crescimento da popularidade do cocktail. 

Apesar do costume de encontrar amigos para um Spritz Aperol depois do trabalho ou da escola seja um costume há muito presente no Vêneto, essa prática se espalhou para outras regiões italianas devido a essas às campanhas publicitárias orientadas para jovens do Grupo Campari, que é dona da Aperol.

E em tempos de recessão, quando os italianos têm diminuído as suas visitas a restaurantes, encontrar os amigos em um bar para beber um Spritz barato com lanches baratos é uma alternativa social acessível. A regra também vale para os turistas com orçamento apertado, mas que não querem deixar de aproveitar os costumes locais. 

Happy Hour com Spritz

A Itália só bebe Spritz

E você, já provou um Spritz? Gostou? Tem um bar/restaurante para indicar? Conta aqui embaixo nos comentários! 

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

 

Spritz, o Cocktail Favorito da Itália

 

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Tem PIX no monicamoras@gmail.com (Itau). Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A ITALIA

Anterior
Anterior

Compras em Bangkok: Roteiro de 1 Dia

Próximo
Próximo

Como é o Mercado Flutuante de Bangkok: Damnoen Saduak