Roteiro em Florença: 1 dia passo a passo

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

Florença é uma das cidades mais lindas da Itália e está localizada no coração da Toscana, uma das regiões mais bonitas do país. O roteiro em Florença de 1 dia contempla as principais atrações da cidade, como a Duomo, Ponte Vecchio, os museus, e igrejas e mercados mais importantes da capital da Toscana.

Eu concordo que um roteiro de 1 dia em Florença não é justo, mas às vezes é só isso que a gente tem, então é melhor aproveitar o tempo do que ficar reclamando. Assista o video de Florença no nosso canal.

Leia O Que Fazer em Florença: 15 Atrações Imperdíveis para Iniciantes para saber o que mais você pode incluir no roteiro e ver as dicas de restaurantes.

Santa Croce

Entenda esse roteiro de um dia em Florença

  • Em um roteiro de 1 dia em Florença você poderá ver o que de melhor tem essa cidade renascentista e cheia de história. Para falar a verdade, nem tem com o que comparar Florença, porque ela é única em vários aspectos e eu não sei explicar como, só estando lá para entender.

  • Eu não recomendo entrar em todos os museus, porque o seu tempo pode ser curto. Mas se você fizer questão de passar o dia em museus, escrevi todos os valores e horários no artigo O Que Fazer em Florença: 15 Atrações Imperdíveis para Iniciantes. Particularmente considero interessante a Galleria degli Uffizi (ingresso Galleria degli Uffizi / tour guiado de 1h30 Galleria degli Uffizi), que é como uma aula de história da arte, com obras de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael e Botticelli, entre outros. Já para ver a estátua original de Davi, você precisa ir na Museu Galleria dell´Accademia (ingressos aqui).

  • Antes de começar esse roteiro, já baixe o aplicativo Maps.me que é off-line e gratuito, para pinar os lugares que vou mencionar aqui. Assim vai ficar mais fácil andar pela cidade sem precisar de internet e ou ficar lembrando o nome dos lugares.

  • Todo o roteiro é feito a pé, mas você pode sim pegar o tram. O app Maps.me indica o ponto correto e o número do tram. O bilhete você compra na maquininha do ponto (uma amarela) , e não esqueça de validar ele quando entrar.

AGENDE OS PASSEIOS A PARTIR DE FLORENÇA

Duomo

Roteiro em Florença: 1 dia passo a passo

Veja mais abaixo um alternativa diferente de roteiro de 1 dia em Florença.

MANHÃ… comece o dia cedinho!

1. Piazzale Michelangelo

Comece o dia indo até a Piazzale Michelangelo, a praça mais alta da cidade de onde se tem a vista panorâmica mais bonita de Florença, aquela clássica de Instagram. Geralmente as pessoas vão até a Piazzale Michelangelo no final de tarde para ver o por do sol, então aproveite que provavelmente você não disputará espaço com muita gente. 

Como é cedo, dá tempo de fazer uma pausa no Vip’s Bar, logo abaixo das escadas. De tardezinha, o pessoal pega cerveja ali e bebe escorado na piazza vendo a vista mesmo. A vista vale a pena!

Mas se o orçamento estiver apertado, siga direto para a próxima parada que é a Igreja San Miniato al Monte. Ela fica logo acima da Piazzale Michelangelo, que além da vista, ainda é linda por dentro, com afrescos renascentistas originais e detalhes do zodíaco, que tornam San Miniato uma das raras igrejas que combinam símbolos pagãos e cristãos. 

JÁ CONHECE O NOSSO INSTAGRAM? E O YOUTUBE? :) @blogeduardoemonica

2. Ponte Vecchio

Já descendo as escadas, é hora de visitar a cidade velha. E o melhor é que tudo ficar pertinho. Você vai caminhar beirando casinhas coloridas até a Ponte Vecchio, a mais antiga da cidade, e, então cruzar por ela o rio Arno.

3. Piazza della Signoria

Logo você chegará a praça principal de Florença, a Piazza della Signoria, com o Palazzo Vecchio e em frente a escultura do David de Michelangelo (uma réplica). Ao lado do Palazzo Vecchio, você verá a La Loggia dei Lanzi, uma galeria única de esculturas. 

ITÁLIA: VEJA TODAS AS DICAS E ROTEIROS

Vista da Piazzale Michelangelo

TARDE…

4. Galleria degli Uffizi

Já deve estar na hora do almoço, e como o tempo é curto, é a hora de comer um sanduíchão (panini di prosciutto) no All'Antico Vinaio, que tem o melhor e mais barato sanduíche de Florença.

Ali é pertinho, do lado do Palazzo Vecchio, está a famosa coleção de arte no museu Galleria degli Uffizi (ingresso da Galleria degli Uffizi ). Essa é a galeria que eu recomendaria uma visita nesse roteiro de 1 dia em Florença. É importante que você já tenha o ingresso comprado (ingresso sem fila Galleria degli Uffizi / tour guiado em 1h30 Galleria degli Uffizi ) para não perder tempo na fila. Ela não abre nas segundas.  

5. Piazza della Repubblica

A Piazza della Repubblica é a próxima praça para conhecer. É nela que está o carrossel famoso, várias lojinhas de souvenirs e o shopping La Rinascente, um dos mais elegantes. Na cobertura dela está o Caffe La Terazza, onde você pode tomar um café ou um lanche com uma excelente vista da Duomo. 

Piazza della Republica

Piazza della Republica

6. Piazza del Duomo

Na Piazza del Duomo, é onde está a Basílica de Santa Maria del Fiore, a Duomo, o símbolo de Florença. Junto a ela está o Campanário de Giotto, todo em mármore policromado. Se você quiser, pode subir na torre, mas isso vai ocupar muito tempo do seu dia.

Saindo da Duomo, caminhe até  Il Mercato di San Lorenzo, um mercado ao ar livre com produtos feitos de couro florentino.

7. Mercato Centrale

Ao lado do mercado de San Lorenzo, está Il Mercato Centrale. É no mercado central que você pode comer comida típica italiana (tem opções vegetarianas!). Algumas sugestões de comidas são pão tostado com paté, um sanduíche de presunto e crostini,  pappardelle com molho de lebre, o pici, um tipo de spaghetti grosso que se serve com vários tipos de molhos. 

Ainda falando em comida, e se você tem orçamento para isso, prove a bisteca fiorentina, que combina muito bem com o vinho Chianti da região. As comidas valem cada centavo e a maioria custa menos de 10 euros. Se o tempo tiver chuvoso, é um bom lugar para ficar.

Para opções mais baratas, como sanduiches (panini) vá até a Bottega Medicea, do lado de fora do mercado de San Lorenzo. Como já é final de tarde e você provavelmente já está cansado(a) de tanto andar e com alguma preguiça depois de comer, é hora de relaxar!

Ponte Vecchia

8. Basílica di Santa Croce

Caminhe até a Piazza di Santa Croce onde está a Basílica di Santa Croce, a principal igreja franciscana de Florença e uma das principais basílicas da Igreja Católica no Mundo. Principalmente no verão há músicos de rua tocando na praça. 

Escolha um bar e faça o que os italianos fazem nos finais de tarde: beba um Spritz! Spritz é aquele cocktail laranja que provavelmente você vai ver em todas as mesas. Falei dele no artigo Spritz, o Cocktail Favorito da Itália

NOITE…

Como já deve ser noite, você decide se quer voltar para o hotel e descansar ou seguir a noite num dos bairros da moda de Florença, como o Santo Spirito, do outro lado do rio Arno.

Lá você vai encontrar muitos bares e clubes, onde você pode se misturar com os locais e relaxar com um copo de vinho, ou alguns coquetéis extravagantes, enquanto ouve música ao vivo. E assim acaba seu roteiro de 1 dia em Florença. 

JÁ CONHECE O NOSSO INSTAGRAM? E O YOUTUBE? :) @blogeduardoemonica

9. BÔNUS

Observe que faltaram algumas atrações, como a Galeria della’Academia, o Palazzo Pitti e a Basílica di Santa Croce. Preferi não incluir neste roteiro, pelo tempo curto. Mas se você for mais rápido, consegue dar um giro pela cidade e conhecer todas as atrações que listamos no artigo O Que Fazer em Florença: 15 Atrações Imperdíveis para Iniciantes

Ruas de Florença

Roteiro Florença

Esta alternativa de roteiro em Florença é mais devagar. Ideal para ver menos, porém o que realmente faz da cidade um lugar encantador.

Para aproveitar ao máximo um dia do roteiro em Florença, é preciso começar o passeio cedo. Comece visitando o icônico Duomo, um dos símbolos mais famosos da cidade. Em seguida, caminhe até a Piazza della Signoria, onde está o imponente Palazzo Vecchio e a Galleria degli Uffizi, que possui uma das maiores coleções de arte renascentista do mundo.

Depois de admirar as obras-primas de Botticelli e Michelangelo, atravesse a Ponte Vecchio, uma das pontes mais antigas e charmosas da cidade, até chegar ao outro lado do rio Arno. Siga em direção ao Giardino di Boboli, um jardim cercado por fontes, esculturas e labirintos que fica no Palazzo Pitti. Finalize o dia com um jantar em um dos restaurantes locais, experimentando a autêntica culinária florentina acompanhada de um vinho Chianti.

Leia também O Que Fazer em Florença: 15 Atrações Imperdíveis para Iniciantes

COMO CHEGAR E SAIR DE FLORENÇA

Florença é a capital da região da Toscana e por isso muito bem conectada com a Itália inteira. Você pode chegar ou sair de avião, pois há aeroporto na cidade, ou pode optar por ônibus ou trem com destino a estação Firenze  Santa Maria Novella. Os ônibus chegam e partem dos fundos da estação de trem.  

ONDE FICAR EM FLORENÇA

  • CASA UFFIZI: pousada com quartos privados, muito confortável, com café da manhã e no coração de Florença, perto de tudo a pé, e praticamente ao lado da Piazza della Signoria.

  • HOTEL RENAISSENCE: hotel a 5 minutos a pé da Catedral de Florença com vista para o calçadão, localização perfeita para fazer tudo a pé, lugar muito bonito e excelente avaliação geral.

  • HOTEL COSTANTINI: ao lado da Duomo com vista para ela. Localização excelente para fazer tudo a pé, quartos simples, porém bem espaçosos.

  • APARTAMENT DUOMO: apartamento com dois quartos de casal ao lado da Duomo. Espaço bem equipamento, e excelente localização.

  • HOTEL ART ATILIER: quartos muito bonitos, espaços e bem decorados, numa localização muito boa, a Capela dos Médici e 5 minutos a pé da Duomo.

  • HOSTEL ARCHI ROSSI: dormitórios mistos e femininos, café da manhã, localização excelente, muito limpo, armário com cadeado, banheiro no quarto.

  • HOSTEL MY FRIENDS: dormitório misto, localização excelente, confortável, limpo, atendimento em espanhol para quem não fala inglês.

  • B&B LA TERRAZZA SUL DUOMO: quartos privados completos, do lado da Duomo, com terraço e vista da cidade, quartos elegantes em estilo clássico.

  • B&B LA NANNINA: quartos privados completos e aconchegantes, bem decorados, bem localizado pertinho da estação, equipe atenciosa.

Veja mais opções de hoteis e hostels AQUI

Santa Croce

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

Roteiro de 1 Dia em Florença

Roteiro de 1 Dia em Florença

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE A ITALIA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

O que Fazer em Bolonha em 1 Dia

Próximo
Próximo

Quantos dias ficar em Madri