O que Fazer em Rimini, A praia mais famosa na Itália
Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero
Rimini é uma das praias mais famosas da Itália e que recebe milhares de turistas todos anos. É sem dúvida a praia mais família da Itália e com muitas coisas para fazer! É ao longo dos seus 15km de faixa de areia de que um mar de guarda-sóis se faz para abrigar milhares de famílias todos os verões.
Neste artigo falamos sobre as praias de Rimini, o que fazer em Rimini, além de outras dicas sobre a região e San Marino.
Como é Rimini
Rimini é um destino imperdível para quem quer se divertir, curtir o sol e o mar. As suas principais atrações, como a Ponte di Tiberio, o Templo Malatestiano e o Arco di Augusto, transportam os visitantes para a Roma Antiga.
Mas é na praia que se encontra a verdadeira joia da cidade: o mar Adriático de águas cristalinas e areia clara. É impossível resistir ao convite para se refrescar nas águas calmas e mornas.
Com uma ampla variedade de atividades disponíveis, desde esportes aquáticos até bares e restaurantes, a praia de Rimini é o lugar perfeito para relaxar e aproveitar o melhor da vida.
Rimini é democrática, tem espaço para os jovens com pubs animados a noite, para idosos que preferem dar uma caminhada no começo da manhã e jogar bocha no meio da tarde. E também para famílias que aproveitam as altas temperaturas e toda a segurança e infraestrutura para se divertir no sol e mar.
E claro, para as crianças com uma infinidade de brinquedos e quadras na areia e na beira mar. Rimini é a Itália toda num lugar só!
como SÃO AS PRAIAS DE RIMINI
Antes de decidir ir para Rimini, é melhor entender melhor como é organizada e está dividida.
COMO SÃO AS PRAIAS PAGAS DE RIMINI
Toda a costa de Rimini é paga. Você só escolhe para quem pagar, basta olhar o número na entrada. No valor estão inclusos o guarda-sol, cadeira reclinável de praia, banheiro, chuveiro, quadras de esportes, brinquedos para crianças, restaurantes e diversas outras facilidades. Tem umas até com jacuzzi!
Quanto mais dias você ficar na praia, mais barato sai. No verão (meio de junho até 1º de setembro) a média de valores para 1 guarda-sol e 2 cadeiras é de €28, fora de temporada o valor cai para €22. E melhor mesmo é andar e ver qual oferece o que você precisa por um preço justo. Se o tempo for curto, você pode reservar o seu guarda-sol (praia 42) para o lado da famosa praia de Riccione, pertinho do Centro Histórico.
COMO SÃO AS PRAIAS LIVRES (GRÁTIS) DE RIMINI
Por lei ninguém pode impedir de estender a toalha na beira do mar numa praia paga, só não vai poder usar nada das instalações dos lugares. Mas se você quer ir direto nas praias livres/grátis, vá nas 105, 106, 107, 108 em Marebello e a partir da 150 em Miramare.
SEGURANÇA EM RIMINI
Toda a orla é protegida por pedra que impedem que as ondas quebrem na areia. Ou seja, é uma praia totalmente sem ondas, o que a torna muito mais segura para crianças e idosos. A praia em si também é bem rasa, vai afundando aos pouquinhos, sem bancos de areia e buracos.
Além disso, cada praia, ou a cada 150 metros, tem o seu salva-vidas na cabana numerada com o número da praia e com um barquinho resgate. Esse número, tanto da praia, quanto do salva-vidas é utilizado para o caso de um resgate por helicóptero ou para crianças perdidas, agilizando a localização.
Já sobre os pertences pessoais, as regras permanecem as mesmas, de nunca deixar nada de valor sem supervisão, por que mesmo sendo bem vigiada, sempre poderá haver algum oportunista aguardando o momento de furtar.
AS MELHORES PRAIAS de RIMINI
Cada praia de Rimini tem uma particularidade e um estilo de vida diferente e os preços não são altos, ainda mais se tratando de um destino bastante requisitado no verão. Do que pudemos observar, os lugares mais interessantes para hospedagem são:
a. CENTRO DE RIMINI
Se você não é do tipo que vai para o mar, mas gosta do clima da cidade de praia, ficar no centro de Rimini é uma boa opção. Ali tem tudo que uma cidade grande pode oferecer, especialmente opções de vida noturna e bons restaurantes. Algumas opções são Un Open Space in Centro Storico e DuoMo Hotel.
b. RIVABELLA
Rivabella é a primeira praia ao lado do centro de Rimini, onde estão os pubs mais badalados e até a roda gigante. É a melhor localização para quem quer aproveitar a praia e toda a estrutura da cidade a noite. O acesso a pé é muito fácil e por isso acaba sendo a melhor escolha para quem quer aproveitar o verão por inteiro. É o lugar que mais vimos russos. Algumas sugestões são Hotel Colombo e Hotel Driade sul mare.
c. VISERBELLA
Viserbella é praia que tem a maior infraestrutura, com mais comércio, mercados, lojinhas e até o Itália em Miniatura fica ali. Durante a noite ela é mais paradinha. Algumas opções são Hotel Rossella e Residence Terminus.
d. TORRE PEDRERA
Nós escolhemos essa praia sem saber muito dela, e acabou sendo uma excelente opção para o que procurávamos. Um lugar calmo para descansar a poucos metros do mar. Para ser mais exata, era só atravessar a rua.
Torre Pedrera sem dúvida a praia mais família de todas com várias opções para as crianças no final de tarde e a noite, e uma das localizações mais baratas também. Algumas opções são Baldinini Hotel e Hotel Albatros.
JÁ CONHECE O NOSSO INSTAGRAM? E O YOUTUBE? :) @blogeduardoemonica
O QUE FAZER EM RIMINI EM 1 DIA, ALÉM DA PRAIA
1. PONTE DI TIBERIO: é uma ponte de mais de 2000 anos construída pelos Romanos que liga o centro da cidade ao bairro Borgo San Giuliano.
2. BORGO SAN GIULIANO: um bairro pitoresco com muita arte nos muros, que já foi vila de pescadores e hoje abriga dezenas de restaurantes e recebe eventos importantes durante o ano todo.
3. ARCO D`AUGUSTO: o arco Romano mais antigo que ainda existe e que antigamente ainda tinha uma estátua de Augusto, que se perdeu no tempo.
4. NUOVA DARSENA: é o píer da cidade e uma das regiões mais iluminadas a noite onde acontecem shows e espetáculos e onde fica a roda gigante de Rimini, vista a quilômetros de distância.
5. TEMPIO MALESTIANO: é uma catedral em estilo gótico construída no século 13 com a fachada toda em mármore.
6. ITALIA IN MINITAURA: é um parque temático que reproduz as principais cidades em miniatura e ainda algumas outras cidades Europeias. Dá para andar no meio das miniaturas e até mesmo fazer uma passeio de gôndola na mini Veneza. A entrada é paga.
7. VISITAR SAN MARINO: é o país mais antigo do mundo que fica dentro de Rimini, a 40 minutos do centro da cidade de ônibus. Nós visitamos e contamos tudo no artigo San Marino em 1 Dia: Roteiro no País mais Antigo do Mundo
Roteiro em Rimini
No roteiro em Rimini, visite o Arco de Augusto, um antigo portão romano que ainda está de pé e é uma das principais atrações turísticas da cidade. Além disso, o Templo Malatestiano é uma verdadeira jóia do Renascimento italiano e impressiona por sua beleza e imponência. Para relaxar, aproveite as praias limpas e bem cuidadas de Rimini e o calor do sol italiano.
A cidade é conhecida por sua animada vida noturna, por isso, não deixe de conferir os bares e restaurantes que ficam abertos até tarde. Rimini é mais família, e Riccioni é mais animada e "jovem”.
San Marino, o país mais antigo do mundo
QUANTO TEMPO FICAR
Para conhecer as atrações de Rimini, apenas um dia é suficiente. Sem ir na praia, você consegue ainda conhecer Rimini e San Marino. Leia San Marino em 1 Dia: Roteiro no País mais Antigo do Mundo.
Para quem vem de Bolonha, chegue cedinho na estação, que é ali que pega o ônibus para San Marino. Na volta, aproveite para andar pelo centro de Rimini, antes de voltar para Bolonha.
Se você quer passar uns dias na praia, Rimini é um excelente lugar para descansar. Principalmente se você está em família. Leia O que Fazer em Bolonha em 1 Dia
COMO CHEGAR EM RIMINI E SE LOCOMOVER
Existem muitas formas de chegar em Rimini, já que a cidade é servida de estações de trem que levam até cada uma das principais praias vindos do país todo. O mesmo vale para ônibus vindos de diversas partes do país (veja aqui) e com a linha 4 (local) que percorre toda a orla a partir da estação de trem Rimini Centrale. Há também a opção aérea pelo aeroporto internacional Frederico Fellini.
Bologna fica a 1:30h de trem (veja os horários na Trenitalia) e San Marino a 40 minutos. O tempo é o mesmo se você estiver de carro ou de ônibus (veja os horários e valores no 12Go). Veja o post San Marino em 1 dia: Tudo sobre o país mais antigo do mundo
Rimini é um destino de praia perfeito apara descansar, ou fazer de base para conhecer o San Marino ou Bolonha. É a praia onde os italianos vão passar o verão. Vale incluir no seu roteiro da Itália.
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Tem PIX no monicamoras@gmail.com (Itau). Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off) e Real Seguros
Passeios e Ingressos: Get Your Guide
Transporte: 12go
Escrito em 25/08/2017 | Atualizado em Maio/23
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE A ITALIA