Pé de Serra, o Restaurante Premiado de Cocais
Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero
Comida mineira por si só já é uma delícia, porém comer num restaurante premiado em festival gastronômico tem outro sabor. Conhecemos o Restaurante Pé de Serra durante o roteiro pelo Circuito do Ouro de Minas Gerais.
Onde Comer em Cocais
O restaurante Pé de Serra já tem 10 anos, é comandado pela Marilene e pelo Toninho. Ela tem visão empreendedora, daquelas que inspiram enquanto fala, e ainda prepara todos os pratos servidos no bar e restaurante. Lugar bom para comer e bater um papo, tanto no ambiente interno, quanto no externo. Um ambiente de acolhimento mesmo, é como estar entre amigos.
O lugar é bastante apreciado pelos viajantes que curtem aventura e cultura, já que está no caminho para a Cachoeira de Cocais, uma das mais belas da região. E também é no caminho do Sítio Arqueológico da Pedra Pintada, um passeio perfeito para famílias com crianças.
Você pode parar aqui na ida, ou na volta, ou ainda para o lanche reforçado. E também pode avisar mais ou menos o horário que vai voltar da cachoeira ou Pedra Pintada que a comida vai estar te esperando. Comida caipira de verdade!
RESTAURANTE PÉ DE SERRA E OS PRATOS PREMIADOS
Outro destaque do Bar e Restaurante Pé de Serra são suas premiações no Festival Gastronômico de Barão de Cocais, sendo o restaurante vencedor por dois anos consecutivos, 2015 e 2016. Um ano com o Chamariz da Serra e outro com o Cabrocha com Molho Aroeira. O Festival Gastronômico Pés de Pompa faz parte do calendário anual de Barão do Cocais e é um dos mais importantes e respeitados do estado.
Provamos os dois pratos premiados, e ambos realmente fazem jus ao prêmio. O Chamariz de Serra é uma carne de lata (conservada em banha) que vem com diversos acompanhamentos bem mineiros. E o Cabrocha com Molho Aroeira é uma linguiça feita ali mesmo.
Além dos pratos premiados, ainda tem o famoso Tropeiro, o mais pedido e elogiado. Todos os domingos tem Tropeiro! Outra boa pedida é a galinha caipira com ora-pro-nóbis ou ao molho pardo. Tudo sempre com os acompanhamentos.
O cardápio é longo, as porções são muito bem servidas, com valores justos e todas preparadas na hora. A cerveja também é bem gelada e cai muito bem com as tábuas de comida de boteco! Então eu sugiro fortemente que você vá com fome para aproveitar tudo que será colocado na mesa.
Para quem quer levar o gostinho da região para casa, estão disponíveis para a venda temperos, pimentas em conserva, geleias, vinhos de jabuticaba, entre outras coisas.
BAR E RESTAURANTE PÉ DE SERRA
ENDEREÇO: Rua José Flávio dia Duarte, 93. Praça do Rosário, no sentido Pedra Pintada. Tem uma placa indicando e o Google Maps reconhece a localização. É muito fácil de chegar, no trecho que ainda tem calçamento, a poucos metros atrás da igreja de Cocais.
TELEFONE: 31- 9-9837-6111. Você pode fazer a encomenda das porções por telefone.
FACEBOOK: https://www.facebook.com/respedeserra/
INSTAGRAM: www.instagram.com/pedeserrarestaurante
IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Nem sempre o plano de saúde é nacional. Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então acesse o PicPay picpay.me/eduardoemonica e faça a sua contribuição. Você também pode buscar por @eduardoemonica diretamente no app ou escanear o QR Code. Ajude o blog que te ajuda :) Qualquer valor é bem vindo! Um café tá R$2 aqui, por exemplo. Se você ainda não tem o PicPay, baixe ele através do link de convite, insira o código promocional BJD9Y8 e ganhe de volta os primeiros R$10,00 que você gastar no cartão de crédito.
VEJA MAIS SOBRE O CIRCUITO DO OURO e MINAS GERAIS