Eduardo & Mônica

View Original

O que fazer em Bogotá: 20 Atrações Imperdíveis

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero e Mônica Morás

Bogotá é a capital da Colômbia, e geralmente é o primeiro contato que o visitante tem com o país. É uma cidade que fica a 2.640 metros acima do nível do mar, e os efeitos são sentidos no primeiro dia. Também devido a altitude, Bogotá tem clima ameno durante o dia e noites frias.

Neste artigo, listamos as 20 principais atrações de Bogotá para quem visitar a cidade pela primeira vez. São atrações que podem ser conhecidas a pé e ao longo de 2 dias cheios. No final, veja quando ir, onde ficar e mais algumas dicas úteis. No nosso instagram @blogeduardoemonica e no Tiktok @blogeduardoemonica publicamos minivlogs dos 7 dias que passamos em Bogotá e cada uma das atracões. No Youtube tem um roteiro completo.

O QUE FAZER EM BOGOTÁ

20 COISAS IMPERDÍVEIS PARA FAZER

1. LA CANDELARIA

La Candelaria é o centro histórico de Bogotá. É ali que ficam quase todas as principais atrações da cidade ao longo do seu casario colonial e paredes com street art. No passado, foi considerado um lugar de poder e riqueza, e a classe alta residia nas proximidades, em casas majestosas: algumas com vários pátios e jardins.

É o lugar ideal para se hospedar se você tem pouco tempo na cidade para provar o melhor da gastronomia local e ainda fazer todo roteiro de Bogotá a pé. São ruas seguras, limpas, bem organizadas e com muitas opções de bares, cafés charmosos e restaurantes locais. Assista o reels do roteiro no La Candelaria no @blogeduardoemonica

2. PRAÇA DE BOLÍVAR

A Praça de Bolívar é o coração de Bogotá. Com capacidade para mais de 55 mil pessoas, a praça é o ponto de encontro e também de início de roteiros pelo bairro La Candelária. 

É nela que fica o Palácio da Justiça, a Catedral Basílica Metropolitana, o Capitólio e o prédio do Congresso. Além da feirinha diária de artesanato e algumas manifestações culturais pontuais. E as demais atrações ficam todas a poucos passos ou quadras dali.

Chama atenção a quantidade de pombos (vorazes e gordinhos) e a alegria das pessoas em alimentá-los. Vendedores empilham saquinhos de milho e é interessante observar a interação dos visitantes locais com as aves. 

Endereço: Carrera 7a y 8a # Calle 10a y 11a

3. CATEDRAL PRIMADA DA COLÔMBIA

A Catedral Primada foi a primeira igreja de Bogotá e fica na Praça de Bolivar. Sua construção data de 1539 a pedido do fundador da cidade, Gonzalo Jiménez de Quesada. 

A capela de Santa Isabel de Hungria é uma das 12 presentes no templo, e guarda os restos de personagens da história nacional como Antonio Nariño, Gregorio Vásquez de Arce y Ceballos e o próprio Jiménez de Quesada. 

Endereço: Carrera 7 # 10-40 Assista o reels no @blogeduardoemonica

4. PALÁCIO DA JUSTIÇA

O Palácio da Justiça é um dos edifícios mais famosos na Colômbia, e também conhecido internacionalmente pela série Narcos.

Ele já foi ocupado pelo grupo guerrilheiro M-19, em 1985, e cercado por militares em tanques. 

Endereço: Calle 12 # 7-65

5. RESTAURANTE LA PUERTA FALSA

O restaurante La Puerta Falsa é considerado o restaurante mais antigo da Colômbia. O espaço foi construído nos anos 1600 e o restaurante está ali há mais de 200 anos, desde 1816.

Por fora, parece maior do que é por dentro: um pequeno corredor espelhado e um mezanino com algumas mesas. Ali são servidos ajiacos, tamales, entre outros. Além disso, tem chocolate Santafereño, que vem acompanhado de pão com manteiga, almojabana e queijo. Esse combo do chocolate custa 9 mil pesos (maio/2022).

Endereço: Calle 11 # 6-50. Abre às 11h e aceita apenas dinheiro em espécie. Assista o reels no @blogeduardoemonica

6. IGREJA NUESTRA SEÑORA DEL CARMEN

A Igreja do Carmo é uma das com maior destaque no Centro Histórico. Por fora, as cores vermelho e branco, da irmandade do Carmo, chamam atenção na paisagem. Por dentro, a combinação ganha também o azul numa riqueza de detalhes impressionante.

O projeto é do arquiteto salesiano Giovanni Buscaglione, em estilo gótico florentino, com toques bizantinos e árabes. Sua construção foi finalizada em 1938. A igreja fica a uma quadra do Teatro Colón no La Candelária.

Endereço: Carrera 5 # 8-36 Assista o reels no @blogedaurdoemonica

7. TEATRO COLÓN

O Teatro Cristóbal Colón é considerado uma das 7 maravilhas da Colômbia. Ele fica perto da Praça de Bolívar e do Museu Botero. Sua construção iniciou em 1885 em estilo neoclássico. Por dentro, chama atenção o tom de vermelho, portas verdes e os detalhes em dourado.

É possível visitá-lo, porém é necessário ingresso e agendamento de horário, apenas em espanhol. Outra forma é assistir a um espetáculo e aproveitar os minutos que antecedem para conhecer mais. 

Endereço: Calle 10 # 5-32. Visita paga e agendada, apenas em espanhol.

8. MUSEU BOTERO

O Museu Botero é um dos museus mais importantes da Colômbia. Dividido em salas temáticas em dois andares, o museu tem mais de 200 peças expostas que foram doadas pelo artista, avaliadas em mais de 200 mil dólares. 

Fernando Botero Angulo é um dos artistas colombianos mais famosos e que ainda está vivo. Nascido em 1932, o pintor e escultor é um artista figurativo. Seu estilo é conhecido como “Boterismo”, com características de alargamento ou deformação dos volumes, ou na linguagem simples, formas gordas.

No Museu Botero ainda estão mais de 100 obras de artistas internacionais, como Joan Miró, Pablo Picasso, Pierre-Auguste Renoir, Salvador Dalí, Oscar-Claude Monet e Pierre-Auguste Renoir.

Endereço: Calle 11 # 4-41. Visita gratuita, fechado às terças-feiras. Assista o reels no @blogeduardoemonica

9. BIBLIOTECA LUIS ÁNGEL ARANGO

A Biblioteca Luis Ángel Arango foi fundada em 1958 e tem um acervo de mais de um milhão de livros. Por dentro, há vários espaços para eventos, gravações e concertos. Por fora, é um edifício que se destaca na arquitetura do Centro Histórico.

Ela fica ao lado da igreja La Candelária e em frente ao Museu Botero. A visita é gratuita.

Endereço: Calle 24 # 16-5. A visita é gratuita.

10. CHORRO DE QUEVEDO

O Chorro de Quevedo é uma praça e é considerado o lugar de nascimento de Bogotá, em 6 de agosto de 1538. A igreja de San Miguel é uma réplica da primeira igreja da cidade. 

Hoje, a praça é um ponto de encontro de jovens e lugar de manifestações artísticas. As paredes viraram murais com grafitti, e Calle del Embudo é uma das vielas mais coloridas da região. Ali é vendida a chicha, uma bebida histórica que é feita de milho fermentado. A original é a amarelinha, e não as coloridas. Na Colômbia, não é permitido o consumo de álcool em público, por isso muitas lojas enrolam as latinhas ou garrafas. E vai ser fácil ver isso no Chorro. 

Endereço: Calle 12b # 2-98 

11. MERCADO DE LA CONCORDIA

O mercado de La Concordia foi fundado em 1933 e até hoje permanece ativo como uma referência para aqueles que querem comer bem e por baixos valores. Ele preserva histórias e tradições até hoje, pois segue sendo um comércio que passa de geração em geração. 

Em 1994, a praça do mercado La Concordia se tornou uma das 3 praças de mercados listadas como Patrimônio Histórico, Cultural e Arquitetônico da cidade, juntamente com as praças do mercado de Las Cruces e La Perseverança.

LA PERSEVERANÇA: chegamos a ir até o mercado, devido a fama do episódio Street Food, da Netflix, porém estava interditado pela Vigilância Sanitária, sem data para reabrir.

Endereço: Calle 12C #1 – 40. Ajiaco a partir de 9000 mil pesos. Assista o reels no @blogeduardoemonica

12. MUSEU DO OURO

O Museu do Ouro de Bogotá é considerado um dos maiores do mundo no tema. Nele estão mais de 55 mil peças moldadas há mais de 2 mil anos. 

O museu é um patrimônio histórico e arqueológico da Colômbia. São várias salas com peças de diferentes tribos indígenas. Inclusive, todo o acervo é uma forma de mostrar como as influências indígenas estão presentes até hoje na cultura do país. 

A visita é paga, um valor simbólico para o tamanho da beleza. Inclusive, para ver o Mito Eldorado, um mito que se disseminou junto com a chegada dos espanhóis. Ele falava sobre um império local feito a partir do ouro, e logo os espanhóis estimaram como objetivo alcançar essa civilização.

Endereço: Cra. 6 #15-88. Fechado às segundas-feiras. Assista o reels no @blogeduardoemonica

13. IGREJA DE SÃO FRANCISCO

A igreja de São Francisco é um legado de frades que chegaram a Santa Fé de Bogotá. Na época, o local ainda era chamado de Novo Reino de Granada.

Sua construção foi finalizada em 1611. Em seu interior está o altar-mor, datado do século XVII. São tantos os detalhes dourados por todas as paredes que a igreja chega a reluzir. 

Endereço: Av. Jimenez de Quesada #7-10.

14. CAFÉ PASAJE

Em 1941, um grupo de estudantes frequentadores do café criaram um clube de futebol, o Independiente Santa Fé. Ali eles deixaram a sua bandeira como marco da importância do lugar para a sua história. Aquele foi um símbolo no café, que até hoje tem dezenas de bandeiras penduradas.

O lugar continua igual ao que sempre foi, e ainda reúne amigos para um café coado (3000 pesos - Maio/2022) ou para assistir às partidas de futebol na Plazoleta Rosário. E é interessante observar que reúne amigos de longa data, estudantes recém entrados na universidade, casais de todas as idades. Enfim, um lugar democrático numa das praças mais conhecidas de Bogotá.

Endereço: 6a #14-25. Assista o reels no @blogeduardoemonica

15. MERCADO DE LAS PULGAS DE USAQUÉN

O Mercado de Las Pulgas de Usaquén é uma feirinha de produtos artesanais de qualidade com excelente acabamento e por valores bem convidativos. Ali fica a Galeria Quechua, de artesãs indígenas. São 2 ruas inteiras de barraquinhas! Ela acontece apenas aos domingos.

No entorno estão dezenas de restaurantes charmosos que servem comida local, todos ótimos! Essa região, no passado, era de casas de final de semana. Hoje, é um bairro no norte, que nem parece fazer parte da mesma cidade.

Endereço:  Calle 119 Con Carrera 6a. Apenas aos domingos. Assista esse reels e esse também no Blogeduardoemonica

16. CERRO MONSERRATE

Monserrate é uma montanha com altitude de 3.152 metros de altitude, e por isso uma das principais atrações de Bogotá. A vista do alto é impressionante, ainda mais quando se considera que Bogotá está a 2.640 metros acima do nível do mar.

Para chegar lá no alto é possível ir a pé, o que é um pouco desafiador devido a altitude, ou ainda ir de funicular, de onde se tem a vista das janelas do carrinho subindo a montanha.

O valor é consideravelmente mais barato no domingo, porém também o lugar fica mais cheio. No alto há uma igreja, algumas esculturas religiosas e uma feirinha.

Endereço:  Carrera 2 Est nº 21-48. Abre diariamente, ingresso pago.  Assista o reel no @blogeduardoemonica

17. PARQUE DE LOS PERIODISTAS-GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

O Parque de Los Periodistas-Gabriel García Márquez está localizado no centro do coração acadêmico de Bogotá, próximo as instituições Universidad Jorge Tadeo Lozano, Los Andes, La Salle, entre outras.

No centro do parque está o Templete del Libertador, projetado pelo arquiteto italiano Pietro Cantini, inspirado no Templo de Vesta, de Roma. Construído em 1958, tem  no telhado a efígie do condor dos Andes, e dentro está a escultura do libertador Simón Bolívar.

Ali também fica o letreiro de Bogotá.

Endereço: Entre as calles 13 e 17 e as carreras 3ª e 4ª.

18. MUSEU QUINTA DE BOLÍVAR

A Quinta de Bolívar é uma casa que pertencia ao líder militar Simón Bolívar, e onde a sua passagem, entre 1820 e 1830, está completamente preservada. Os quartos se mantêm como no passado, e há diversos retratos de Bolívar e sua amante, Manuela Sáenz.

O lugar já foi usado como cervejaria, escola e hospital. Hoje é um museu com entrada paga. Não é uma visita imperdível, na nossa opinião, mas vale passar pela frente, afinal é caminho entre uma atração e outra de Bogotá, e fica na frente da Saudade empanadas.

Endereço: Calle 21 No.4A - 30 Este. Entrada paga.

19. PARQUE DE LA 93

O Parque de la 93 é uma praça verde onde os bogotanos aproveitam para fazer piquenique, passear com os cachorros ou apenas pegar um sol. Fica no Chapinero, uma das regiões mais ricas de Bogotá, que nada lembra La Candelária. No Chapinero fica a Zona Rosa, a Zona T e a Zona G.

Endereço: Cra. 93A #11A-41.

20. ZONA ROSA, ZONA T, ZONA G

A Zona Rosa é a região boêmia e descolada de Bogotá. Ali estão diversos bares, restaurantes, centros comerciais, lojas de grife e vida noturna. É um lugar tranquilo de caminhar, muito bonito, organizado e não lembra em nada o centro histórico, nem a sua arquitetura. 

A Zona T é o coração da Zona Rosa. Ela é formada pelas ruas Calle 83 e a Carrera 12A, que juntas, formam a letra T. São ruas de pedestres muito seguras e com dezenas de opções lado a lado. Aos finais de semana é mais fácil de encontrar as pessoas locais circulando e perceber como é o estilo de vida dos Bogotanos.

Zona G é um conjunto de ruas onde estão os restaurantes mais sofisticados de Bogotá, no Chapinero. É frequentado principalmente pela alta sociedade bogotana. Zona G vem de Zona Gourmet, e ali opções de gastronomia de todos os lugares do mundo. 

  • Endereço Zona Rosa: Entre Calles 79-85 e as Carreras 11-15.

  • Endereço Zona T: Calle 83 e Carrera 12A.

  • Endereço Zona G: Entre as Calles Calles 69 e 70.

O QUE FAZER EM BOGOTA: ROTEIRO EM VIDEO

Assista o video no Youtube com o roteiro pelo La Candelária.

DICAS DE BOGOTÁ

QUANTOS DIAS PARA O ROTEIRO DE BOGOTÁ

Em 2 dias é possível visitar as principais atrações de Bogotá, pois os museus Botero e do Ouro são grandes, então demandam tempo. Em 3 dias, você consegue ainda fazer um bate e volta para alguma cidade próxima. Assista os minivlogs diários no @blogeduardoemonica e roteiro completo no Youtube.

  • BOGOTÁ DIA 1: Visitar o Monserrate e depois seguir para La Candelária, almoçar no La Concórdia, e visitar as atrações mais próximas da Praça de Bolivar, como: Museu Botero, Teatro Colon, Igreja do Carmo, Catedral Primada. Também aproveite para comer algo no La Puerta Falsa.

  • BOGOTÁ DIA 2: A partir de La Candelária, visitar o Museu do Ouro, tomar um café no Café Pasaje e seguir para o Chapinero de Transmilênio (ônibus) ou Uber. Lá, visitar a Zona Rosa, a Zona T e a Zona G. Jantar no famoso Andrés Carnes de Rés.

QUANDO IR PARA BOGOTÁ

  • QUANDO IR PARA BOGOTÁ: a melhor época para viajar para Bogotá são nos meses de dezembro até fevereiro e junho até setembro, os meses secos. 

  • CHUVA EM BOGOTÁ: os meses mais chuvosos são abril, maio, outubro e novembro, sendo que outubro é o mês chuvoso, com média de 20 dias chuvosos. Viajamos em maio, e tivemos um dia inteiro de chuva e outro com chuva passageira em alguns períodos.

  • MESES SECOS EM BOGOTÁ: Os meses mais secos são janeiro, julho e agosto. A diferença é que em janeiro a temperatura média é de 20ºC, enquanto em julho as mínimas ficam nos 8ºC. 

  • FRIO EM BOGOTÁ: os meses mais frios são junho, julho e agosto, com mínimas de 8ºC.

MELHORES BATE E VOLTA DE BOGOTÁ

Os melhores passeios de 1 dia a partir de Bogotá podem ser feitos de ônibus, mas considere que são 3h de ônibus, sem contar o tempo até a rodoviária, de onde eles partem. Recomendamos fortemente contratar um passeio, pois geralmente inclui alguma outra parada rápida e interessante no caminho. 

  • CATEDRAL DE SAL DE ZIPAQUIRÁ: Uma catedral católica de sal em uma mina subterrânea, a 180 metros abaixo da terra, na cidade de Zipaquirá. Agende o passeio. É possível combinar com a Lagoa Guatavita. Agende o passeio

  • LAGOA GUATAVITA: a lagoa que inspirou a Lenda de El Dorado e o filme com o mesmo nome. É possível combinar com a Catedral de Sal de Zipaquirá. Agende o passeio.

  • VILLA DE LEYVA: cidade colonial fundada em 1572, com arquitetura original que abriga museus, igrejas, cafés  e o comércio em geral. Agende o passeio.

  • VISITA EM FAZENDA DE CAFÉ: conheça a produção cafeeira numa fazenda em Fusagasugá. No caminho, estão as cachoeiras de Tequendama, que geralmente estão incluídas nos passeios. Agende o passeio. 

ONDE FICAR EM BOGOTÁ

São duas as melhores regiões para ficar em Bogotá, e nós ficamos em ambas para poder comparar o estilo de cada uma. 

LA CANDELÁRIA: centro histórico, onde ficam as principais atrações, perfeito para quem está com pouco tempo. Dali é possível fazer todo roteiro a pé. Gostamos por estar próximo de absolutamente tudo, porém é uma região bastante turística de dia e vazia durante a noite.

Sugestões bem localizadas, com bom valor, ótimas avaliações e opção de quarto privado.

CHAPINERO: região dos shoppings e bons restaurantes, perfeito para quem vai passar mais tempo e precisa de um lugar com mais estrutura, como para nós, que trabalhamos online. É a região da Zona Rosa, Zona T e Zona G. Fica a 15 minutos de carro do La Candelaria. Gostamos por ser moderno e estar próximo a excelentes bares, restaurantes e lojas internacionais, porém a região turística só é acessível de TransMilênio (ônibus) ou de Uber/táxi. 

Sugestões bem localizadas, com bom valor, ótimas avaliações e quartos ótimos.

TRANSPORTE EM BOGOTÁ

  • Do aeroporto, sugerimos pegar um Uber ou táxi. Em reais, a média é de R$40 (maio/2022). Saiba que o Uber não é legalizado, então o motorista vai pedir para alguém sentar na frente com ele. Se você está em 2 ou mais pessoas, o Uber ainda é a melhor opção.

  • Para transitar na cidade, do Chapinero para La Candelaria, há o Uber, ou a opção mais em conta, que é o TransMilênio, um ônibus que percorre toda a Carrera 7. Ele só aceita o cartão do transporte, então você precisa comprar um, que serve para toda a sua turma. Nós usamos seguindo o que o Google Maps indicava (número do ônibus e ponto) e foi fácil.

DINHEIRO EM BOGOTÁ

Leve dinheiro em espécie para Bogotá. O câmbio do aeroporto ou no centro histórico é bom. Leve dólares ou euros para Bogotá, que tem a melhor cotação. E tenha notas trocadas para pagar as empanadas e obleas na rua. E, se possível, também leve o cartão pré-pago Wise ou C6 Global, pois muitos lugares aceitam e é mais seguro do que andar com muito dinheiro. 

SEGURANÇA EM BOGOTÁ

Evite andar à noite por ruas escuras. Durante o dia, tenha cuidado com os pertences. La Candelaria é bem policiada, mas é uma cidade grande, onde é fácil ser furtado. 

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa o meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link, você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

VEJA MAIS SOBRE A COLÔMBIA

See this gallery in the original post