O Que Semporna Tem
Texto: Mônica Morás Fotos: Eduardo Viero e Mônica Morás
Semporna é uma pequena cidade na costa leste de Sabah, na Malásia. Ela por si só não é um ponto turístico, mas é o ponto principal que leva para as ilhas (leia aqui) de Bohey Dulang, Sibuan, Mantabuan, Sipadan, Mabul e Bodgaya onde vivem os Bajau Laut, ou ciganos do mar (leia aqui).
A cidade é tão pequena que é possível fazer tudo a pé, mas quem tem bagagem pesada, existe a opção de pagar um “taxi”, que na verdade é um morador local com um carrinho de mão que carrega as malas. O aeroporto mais próximo fica em Tawau e ainda é preciso pegar um ônibus ou van por mais 2 horas. Quem vem de Kota Kinabalu tem a opção do ônibus direto que leva 8 horas para chegar. É possível comprar pelo site ou pedir para um local comprar, nesse caso o valor da passagem cai pela metade.
As melhores opções de hospedagem ficam perto do porto e os preços variam de acordo com o nível de conforto, mas a média de uma cama de hostel é de RM 40.
A comida varia entre a malaia, mas bem característica de Sabah e frutos do mar. Por ser uma país predominantemente muçulmano, encontrar restaurantes que vendam cerveja é um pouco desafiador, mas os poucos que existem ficam na beira-mar, de frente para o hotel Dragon Inn.
A cidade em si é bem pobre, mal cuidada, muito lixo espalhado, mas as pessoas são extremamente simpáticas e receptivas. O aviso geral é jamais darem dinheiro para ninguém na região, no máximo comprar algo que estejam vendendo ou doar comida, mas jamais dinheiro em espécie, principalmente para as crianças.
Mas o que leva todo mundo para Semporna sem dúvida são as ilhas. A melhor forma de explorar a região é pegar um tour de diving ou snorkeling, independente se é de grupo ou privado (mínimo de 4 pessoas). Os tours saem às 8am e voltam às 17pm, todos incluem almoço, e os preços do tour snorkeling variam de RM170 até RM250, sendo que os mais baratos podem não incluir os equipamentos.
O importante é sempre conferir o dono do barco é autorizado e pagou a taxa ambiental por pessoa, porque todas as ilhas tem postos policiais que conferem a lista de passageiros e registro de pagamento e da embarcação. Em Bohey Dulang e Sibuan os próprios passageiros precisam descer do barco e ir direto se registrar na ilha (nome, passaporte, nacionalidade) antes de explorar o locaL. Nesse post mostramos tudo sobre as ilhas.
Ainda sobre segurança, não é raro o caso de sequestros na costa de Semporna pelo grupo muçulmano filipino Abu Sayyaf, por isso tanta segurança em torno dos tours, tantos registros nas ilhas e tantas vezes que a polícia para os ônibus para conferir passaportes, principalmente em Sipadan, a melhor ilha pra mergulho da Malásia.