Eduardo & Mônica

View Original

Abertura, Velocidade e ISO: Os 3 Pilares da Fotografia

Texto e Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

OS 3 PILARES DA FOTOGRAFIA

Esse guia para entender ISO, Velocidade e Abertura do obturador, os 3 pilares da exposição, vai ajudar a você ter o controle total de sua câmera. Eu sempre digo que no momento que você tem esse controle, você não faz fotografia, você cria fotografia. Minha ideia é que você seja o mais criativo possível e tente sempre fazer coisas novas.

Tendo todo esse controle em suas mãos, porque deixar a câmera decidir o que fazer?

Espero que esse guia te ajude a ter controle total de seus equipamentos e para isso você precisa entender e saber usar os 3 principais componentes de sua câmera, que eu chamo de "Os 3 Pilares da Exposição". São eles: Abertura, Velocidade e ISO.

Mas ainda nesse tutorial, você vai entender o que são eles e como eles afetam suas fotos no final. E por último, eu vou te explicar como decidir qual configuração ("setagem") escolher antes de fazer suas fotos.

Veja mais dicas de fotografia no Youtube

O que é exposição?

Primeiro de tudo devemos definir o que é exposição. Exposição se refere a quantia de luz que entra no sensor de sua câmera. Basicamente é o quanto sua fotos ficarão escura ou clara.

Se a imagem ficar muito clara, está superexposta, ou seja, "muita luz". Se estiver muito escura está subexposta, ou seja, "pouca luz". O que ocorreu é que o sensor recebeu pouca luz. Nós podemos controlar o quanto de luz entra no sensor mudando a Abertura, Velocidade e ISO.

A exposição é medida em stops "1/?". Por exemplo, se você acha que sua foto esta subexposta "pouca luz", você deve aumentar sua exposição por um stop "1/?" ou dois "stops" para ter sua foto mais clara. Não existe exposição perfeita, você que define o que está certo ou errado, você é o criador.

Abaixo nós temos exemplos de uma foto muito escura, muito clara e com a luz correta:

a. Subexposta:

Essa foto esta com pouco exposição, em torno de 2 a 3 stops abaixo.

Bologna, Italia

b. Superexposta:

Essa foto está com muita exposição, em torno de 3 stops acima.

Bologna, Italia

c. Exposição correta:

A foto abaixo na teoria está com a exposição correta, isso porque você consegue ver todos os detalhes da imagem. Não existem partes muito escuras e nem partes muito claras, isso demostra um balanço correto nas luzes.

Bologna Italia


PILARES DA FOTOGRAFIA

1 - Abertura na Fotografia

Todas as lentes profissionais permitem variar abertura do diafragma, controlando a quantidade de luz que entra na câmera num determinado intervalo de tempo. Além do controle da luminosidade, a abertura do diafragma possibilita controle da profundidade de campo (área focada).

Veja mais dicas de fotografia no Youtube

O que é abertura?

A abertura refere-se ao tamanho da abertura que o diafragma disponibiliza para a entrada de luz em sua câmera. O tamanho da abertura do diafragma pode ser ajustável e é medida pelo tamanho do f-stops "f/?". F-stop (f/?) é o intervalo de numeração da abertura entre o mínimo e o máximo, e que varia conforme a lente. A foto abaixo mostra como se parece a abertura do diafragma de uma lente.

 

F/11

F/5.6

f/2.8

Quando você altera a abertura, o "f-stop", você altera o tamanho da abertura diafragma da lente. Agora vem uma coisa estranha e que confunde muito as pessoas: quanto mais alto o "f-stop", menor é a abertura. Veja na figura abaixo para ver a diferença entre os f-stops. na esquerda você pode ver a abertura f/32 resulta em uma pequena abertura. Escolhendo a abertura f/1.4 resultará em uma grande abertura do diafragma.

Como a abertura do diafragma escolhida afeta em sua fotografia?

O efeito mais visível na escolha de sua abertura sem dúvida nenhuma está no "depth of field". O que isso significa exatamente? Em termos simples, "depth of field" é o quanto sua imagem esta nítida ou em foco. Mas na prática o que isso quer dizer?

Se você usar uma grande abertura, tipo f/1.4, o "depth of field" vai ser curto. Ou seja, apenas uma parte de seu objeto ficará em foco e o resto ficará desfocado. Veja na imagem abaixo o que eu quiz dizer. Quanto menor o número do f/?, mais desfocado o fundo vai ficar. 

Essa foto da Mônica foi feita na China, e nesse caso eu usei a lente 35mm com a abertura f/2.8. Veja que o fundo ficou bem desfocado.

Qindao, China

Esse tipo de abertura é muito usado para fotos de Retrato e Lifestyle. Isso porque ela desfoca o fundo dando mais atenção ao objeto fotografado. Muitos fotógrafos gostam muito desse efeito e utilizam dessa técnica na maioria de seus trabalhos.  

Quando você usa uma abertura mais fechada, o "depth of field" é longo. Quando o "depth of field" é longo, toda a foto ficará nítida, tanto na frente dela quanto atrás. Ou seja, quanto maior o número do f/?, mais focado o fundo também. 

Vicenza, Itália

Nessa foto acima, feita da janela de nossa casa em Vicenza, eu usei uma lente 70-200mm com abertura f/11, o que já foi suficiente para deixar toda a foto nítida.

Na maioria das vezes queremos que fotos de paisagens seja sempre bem nítidas e que mostrem todos os detalhes. Por isso usar uma abertura entre f/11 até f/16 é suficiente.

Eu uso muito a abertura na volta de f/8. Para mim é bom porque tenho um bom desfoque e ao mesmo tempo mostra bastante informação (detalhes nítidos). Eu uso essa abertura porque como sou fotógrafo de viagem e faço muitas fotos na rua, sei que é um bom balanço entre a Velocidade e o ISO que uso, pois gosto de bastante informação em minhas fotos. Eu irei falar com mais detalhes sobre velocidade e ISO mais adiante aqui no post.

A figura abaixo vai te dar uma boa ideia sobre o efeito da abertura em suas fotos com relação ao "depth of field".

Você pode perceber que a abertura grande começa a deixar a pirâmide mais desfocada.


Leia todos os artigos de Fotografia.

2 - Velocidade na Fotografia

 A velocidade do obturador da câmera é baseada em frações de 1 segundo. Ou seja, ½ é a metade de 1 segundo e o tempo que a o obturador permanece aberto captando luz. Quanto maior o número do denominador, maior a velocidade do obturador, deixando entrar luz por menos tempo. Quanto menor o número, mais chances de tremer a foto.

O que é velocidade?

A velocidade refere-se ao tempo que o obturador da câmera fica aberto para a entrada de luz no sensor da câmera. A velocidade do obturador pode ser tão rápida de fotografar em 1/8.000 de segundos,  e também muito lento, levando até minutos para se fechar. Tudo isso é escolhido por você dependendo da situação.

O que afeta a escolha da velocidade do obturador?

Uma velocidade alta (1/8000) tem o efeito de congelar o objeto que você está fotografando. Já ao contrário, com baixa velocidade você vai dar um efeito borrado na foto, ou uma sensação de movimento. Ambos podem ser usados de forma criativa para alcançar resultados totalmente diferentes.

Usar as configurações de velocidade da sua câmera é uma ótima forma de experimentar diferentes tipos de resultados. Principalmente em alguns casos como carros e pessoas em movimento. Outros usam para fotos de paisagem como a água em movimento. São inúmeras formas de fotografar. Você pode usar a técnica de Panning, por exemplo, com a velocidade baixa e a abertura correta. Veja mais sobre Panning no post 10 Dicas de Como Fotografar Melhor e Usar a Luz do Sol a seu Favor.

Usando uma velocidade baixa, tipo 1/2 segundos, nós podemos deixar a água toda desfocada com um efeito de movimento. Essa foto abaixo foi feita em Portugal a noite quando eu voltava para Lisboa. Você pode ver que a água parece estar em movimento. Quando trabalhamos com esse tipo de técnica é muito importante o uso de um Tripé (falei aqui), para poder estabilizar sua câmera para que não haja nenhum movimento na câmera, causando um desfoque em toda sua foto.

Caiscais, Portugal

Na segunda foto feita em Florença, eu usei uma velocidade não muito baixa, o que me proporcionou segurar a câmera e não precisar usar o tripé. Com isso consegui uma foto com o efeito de movimento da pessoa andando de bicicleta. Nesse caso eu usei uma técnica conhecida como Panning.

Florença, Itália

Você também pode usar a velocidade para congelar a imagem, assim como eu fiz nessa foto do cavalo em uma Gineteada no interior do Brasil, em Dom Pedrito. Esse tipo de evento tem muito movimento e é necessário saber usar bem a velocidade. 

Já conhece a nossa lojinha? Tem presets para celular e desktop, gadgets que usamos, e muito mais!

Dom Pedrito, Brasil

Nesse caso eu queria congelar a imagem no momento em que o cavalo estivesse no seu limite de altura. Usei a velocidade de 1/3000 para ter certeza que a ficaria sem nenhum movimento. A velocidade alta é utilizada muitas vezes nos esportes. Isso para congelar momentos únicos, mas também em alguns casos mais artísticos a velocidade mais baixa é utilizada também.

A figura abaixo mostra a diferença entre as velocidades que você pode usar em suas fotos. Velocidade alta, congela sua imagem; velocidade baixa deixa suas fotos com sensação de movimento.

Como eu sei que a velocidade do obturador é suficientemente rápida para fotografar na mão?

Tem um truque muito simples para verificar se sua velocidade de obturador é suficiente para fotografar na mão. Basta ver qual é a distância focal (mm) de sua lente. Na foto abaixo eu usei a 50mm (falei dela aqui), nesse caso eu multiplico da distância focal que é 50mm por 2 e divido por 1 para ter a velocidade mínima que na teoria você consegue fotografar sem sua foto sair tremida. Ou seja, 50 x 2 = 100, então sua velocidade deve ser em torno de 1/100 segundos.

Claro que essas medidas não são exatas, em alguns casos usando lentes grande angular sua velocidade pode ser um pouco abaixo dessa medida. Ao mesmo tempo lentes com zoom, como tele-objetivas, seja um pouco mais difícil segurar a câmera e a foto não sair tremida com uma velocidade baixa.

Se você acha que não tem mais luz suficiente e se sua velocidade começa a ter que ser mais baixa, você pode experimentar usar o ISO. Abaixo eu vou explicar como usar e quais os efeitos do uso do ISO.


3 - ISO na fotografia

ISO é a sensibilidade do sensor à luz. Quanto menor o número, menor é essa sensibilidade. Consequentemente, é preciso muito mais luz para a fotografia ficar clara. Se o ISO é maior, a sensibilidade do sensor aumenta também, e com menos luz é possível captar a cena desejada. Mas quanto menor o ISO, mais nitidez tem a foto, principalmente nos contornos. Quanto maior o ISO, mais granulada (ruído) ela fica.

Veja mais dicas de fotografia no Youtube

O que é ISO?

ISO é a sensibilidade do sensor à luz. Quanto menor o número, menor é essa sensibilidade. Consequentemente, é preciso muito mais luz para a fotografia ficar clara. Se o ISO é maior a sensibilidade do sensor aumenta também e com menos luz é possível captar a cena desejada. Mas quanto menor o ISO, mais nitidez tem a foto, principalmente nos contornos. Quanto maior o ISO, mais granulada (ruído) ela fica.

Na maioria das câmeras o ISO vai de 50 ou 100 até 16.000 ou mais.

Como a escolha do ISO vai afetar a foto?

Quando você aumenta o ISO, o sensor de sua câmera se torna mais sensível a luz. Isso significa que você pode alcançar velocidades maiores do seu obturador. Isso pode ser extremamente útil quando temos pouca luminosidade e não estamos usando o tripé.

Você vai perceber que fotografando com ISO 100 vai exigir mais de sua câmera e provavelmente sua velocidade vai ter que ser mais baixa, podendo acontecer de você tremer e suas fotos ficarem tremidas. Aumentando seu ISO para 800, por exemplo, você vai perceber que sua velocidade pode ser mais alta, facilitando sua fotografia. Ou seja, vai ser possível segurar a câmera na mão e a foto não ficará tremida.

Mas aí você deve estar se perguntando: mas então, porque não usar sempre um ISO alto todo o tempo? O problema é que quanto mais alto o ISO, sua imagem começa a perder qualidade, um grão digital começa a aparecer em suas fotos e isso tem um efeito negativo no resultado final. Veja o exemplo abaixo.

A foto abaixo eu usei o ISO 400, que no caso da minha câmera a diferença de 100 para 400 não é muito fácil de diferenciar e de ver o grão. Perceba que a foto está nítida e que nas sombras existe uma uniformidade, onde é possível ver que existe detalhes.

Já nessa foto abaixo eu usei o ISO 12.800, agora já é possível perceber uma diferença de cor, principalmente na mesa junto ao teclado. É possível ver uns pontinhos coloridos, esse é o efeito que dá quando o ISO esta muito alto.

A figura abaixo possibilita você entender melhor o ISO em relação a qualidade de imagem.

Isso não significa que você não pode aumentar o ISO. Câmeras novas estão vindo com uma melhora de ISO muito significativa. A tecnologia dos sensores estão ajudando a você poder utilizar um ISO relativamente alto e não ter perda de qualidade significante em suas imagens.

Como eu sempre digo, não existe o certo ou errado na fotografia, você é o criador e deve fazer o que acha que está certo. Eu, por exemplo, na minha Canon 5DMKIII, uso ISO 400, isso porque gosto do resultado e não me importo de elevar ele até ISO 3200. Em muitos casos eu adiciono grão nas minhas fotos através do programa Lightroom. Tudo é gosto pessoal e criatividade.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas em relação a esses 3 elementos que são fundamentais na criação de suas fotos.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então acesse o PicPay picpay.me/eduardoemonica e faça a sua contribuição. Você também pode buscar por @eduardoemonica diretamente no app ou escanear o QR Code. Ajude o blog que te ajuda :) Qualquer valor é bem vindo! Um café tá R$2 aqui, por exemplo. Se você ainda não tem o PicPay, baixe ele através do link de convite, insira o código promocional BJD9Y8 e ganhe de volta os primeiros R$10,00 que você gastar no cartão de crédito.

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook

Guia Entendendo Abertura, Velocidade e ISO: Os 3 Pilares da Exposição

VEJA MAIS SOBRE FOTOGRAFIA

See this gallery in the original post