O que Fazer em Nápoles: Atrações e Dicas
Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero
Há muitas coisas o que fazer em Nápoles, e as principais atrações ficam todas próximas, o que facilita para montar o roteiro.
Ao visitar a Nápoles, você conhecerá o icônico Castel dell'Ovo, localizado às margens do mar cristalino do Golfo de Nápoles, o sítio arqueológico de Pompeia, a Duomo di Napoli, uma catedral gótica católica romana situada no coração da cidade. Além de outras atrações imperdíveis, como a Piazza del Plebiscito, o Palácio Real de Nápoles, o Convento de San Martino e o Museu Arqueológico Nacional.
Nápoles também é caótica, e não existe uma melhor palavra para definir uma cidade com a história, cultura, animação e caos tão marcantes como a capital da região da Campânia da Itália. Num primeiro momento a bagunça e a sujeira podem ser assustadores, mas basta olhar com um pouco mais de cuidado e se afastar da região mais misturada para perceber que há muito charme e beleza. E pizza boa!
Neste artigo vou mostrar as principais atrações da cidade, dar dicas úteis, contar onde ficam as melhores pizzarias e quais são os melhores passeios de 1 dia a partir de Nápoles, como Capri, Positano e toda Costa Amalfitana.
UM POUCO DE HISTÓRIA DE NAPOLES
Nápoles é uma das cidades mais antigas do mundo. Foi fundada no século 9 a.C. como colônia grega e depois disso foi dominada e reconquistada por vários povos até a unificação da Itália. Durante século ela dominou todo o sul do país e hoje o que resta é uma mistura de arquiteturas, culturas e povos todos reunidos nos mesmo lugar.
Nem mesmo após o desastre que o vulcão Versúvio causou em Pompéia ou os duros ataques na Segunda Guerra Mundial foram capazes de derrubar a cidade mais densamente povoada da Itália.
Declarado Patrimônio Mundial pela Unesco, o centro histórico de Nápoles é um dos maiores da Europa. Com tantos reinos e impérios na sua história, ele também foi no passado um importante centro cultural no período da Renascença, entre os séculos 17 e 19.
Foi em Nápoles que nasceu o bandolim e uma melodia romântica que rapidamente se espalharam pelo mundo. E ali também nasceu a pizza, segundo o que eles contam. Há controvérsias nessa história de quem inventou a pizza, mas eu tenho uma certeza: é a melhor pizza do mundo!
Mas antes de você se aventurar pelas bandas italianas do sul que não seja a Costa Amalfitana, é melhor que saiba algumas coisinhas. Leia 10 Coisas Imperdíveis de Fazer em Positano e na Costa Amalfitana
O QUE FAZER EM NÁPOLES
1. SPACCANAPOLI
A Spaccanapoli vista de cima (no no Google Maps) é a única rua que corta a cidade, tanto que o nome dela significa justamente isso, o divisor de Nápoles. Essa rua é a cara da cidade, bem estreita, rica em cultura, artistas de rua, arquitetura lojas características, pizzarias e tudo mais que se possa imaginar.
Mas no Google Maps você deve escrever Via Benedetto Croce. O começo dela é na Igreja Gesù Nuovo e o final é no Quartiere Spagnoli, a região mais suja e bagunçada da cidade, mas que não deixa de ser interessante.
Se estiver sem tempo, veja esse passeio guiado de 2h. Neste outro passeio, inclui o ingresso para ver a imagem do Jesus Morto na Capela San Severo.
2. VIA DEI TRIBUNALI
A Via dei Tribunali é uma das ruas mais interessantes de fotografar pessoas e comer pizza da cidade. Ali ficam as melhores pizzarias de Nápoles, como a famosa Pizzaria Gino Sorbillo, a boa-bonita-e-barata Pizzaria del Portico e a pizzaria mais antiga da cidade Antica Pizzeria Port’Alba.
Inclusive, se você quer fazer um passeio diferente, recomendo muito o Passeio Gastronômico, que além de conhecer a cidade, ainda conhece as pizzarias.
Inclusive recomendo demais que você faça um passeio gastronômico guiado. É muito acessível pela quantidade de comidas que você prova, além de conhecer lugares ao longo do passeio.
3. VIA SAN GREGÓRIO ARMENO
É a rua onde estão as lojas mais interessantes de Nápoles vendendo principalmente presépios, dos menores até os que ocupam quase uma parede. Os turistas se concentram aqui entre os souvenirs, presépios, bandolins e produtos artesanais. Fica entre a Via dei Tribunali e a Spaccanapoli.
Aqui vende um medidor de porção de spaghetti que é uma tábua fininha com 4 buracos numerados. O 1 equivale a porção para uma pessoa, e assim por diante. É muito útil!
JÁ CONHECE O NOSSO INSTAGRAM? E O YOUTUBE? :) @blogeduardoemonica
4. PALAZO REALE
O Palácio Real de Nápoles é uma construção que fica na Piazza del Plebiscito. Foi construído em 1600 para os vice-reis espanhóis e atualmente é quase todo ocupado pela Biblioteca Nazionale.
5. PIAZZA DEL PLEBISCITO
Essa praça é imensa! Nela fica o Palácio Real, a Basílica San Francesco de Paola construída no século 19 e que lembra muito o Pantheon de Roma. A rua que liga até ela, a Via Toledo, é famosa pelo comércio.
6. BASÍLICA DE SANTA CHIARA E COMPLESSO MUSEALE DI SANTA CHIARA
Essa basílica do século 14 que fica na via Spaccanapoli, foi duramente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e abriga os túmulos dos reis Roberto I, O Sábio, e de Roberto Carlos da Calábria.
Nos jardim nos fundos dela ficam as freiras da Ordem das Irmãs Clarissas no Complesso Museale di Santa Chiara. E o que chama atenção são os azulejos em estilo Rococó que decoram o ambiente, inclusive os pilares em meio ao jardim. A entrada no jardim é paga.
7. IGREJA GESÙ NUOVO
Essa igreja jesuíta fica no começo, ou final, da Spaccanapoli e foi construída no século 16. A decoração interna tem pinturas simbólicas de Ribera muito detalhadas.
No terremoto de 1688 sua cúpula desabou e precisou ser reconstruída. Mas o que chama atenção mesmo é a textura da fachada, impossível de passar desapercebida.
8. DUOMO
A Duomo de Nápoles foi construída entre 1294 e 1323, mas sua fachada foi totalmente renovada no século 19. Dentro existem vários monumentos e pinturas, além das relíquias de São Genaro, o protetor da cidade.
9. IGREJA PIO MONTE DELLA MISERICORDIA
É nesta igreja do século 17 que está uma das obras mais importante de Caravaggio, as Sete Obras de Misericórdia, de 1607. Existem ainda obras expostas de outros artistas importantes. A entrada é paga.
10. BASÍLICA SAN LORENZO MAGGIORE E NAPOLE SOTERRANA
A basílica foi construída em estilo gótico no século 14 e é conhecida por abrigar alguns túmulos medievais, como o de Catarina da Áustria que faleceu em 1323. É nela que se entra para os túneis subterrâneos da cidade. A entrada nos túneis é paga.
Existem outras opções subterrâneas. Garanta seu ingresso antecipado e entrada prioritária e visita guiada para os túneis das Catacumbas de San Gennaro na Basílica di San Gennaro e/ou para o Tunel Bourbon na Galleria Borbonica.
11. CAPELA SANSEVERO
Essa pequena capela do século 16 abriga o túmulo do príncipe Sangro di Sansevero, a escultura O Cristo Morto de Giuseppe Sanmartino que de tão perfeita até parece real, entre outras obras como a Modéstia de Antonio Corradini.
A entrada é paga, mas no site do museu dá para fazer um tour virtual. O ingresso está incluído nesse passeio guiado por Nápoles.
12. GALLERIA UMBERTO I
Construída em 1887 e reconstruída após a Segunda Guerra Mundial, essa galeria lembra um pouco a Galeria Vittório Emanuele de Milão, mas em tamanho menor. Na sua frente está o luxuoso Teatro San Carlo, a maior sala de ópera da Itália construída em 1737.
13. CASTEL DELL`OVO
Construído em 1154 numa pequena ilha, o castelo já foi mercado de mariscos, é o mais antigo da cidade, e hoje abriga exposições de arte e tem uma das vistas mais bonitas da cidade.
Diz a lenda que o nome vem do poeta romano Virgílio que tinha fama de prever o futuro e escondeu um ovo mágico nas fortificações. Se ele se quebrar, o castelo cai e uma catástrofe acontece em Nápoles.
14. CASTEL NUOVO
Esse castelo foi construído em 1279, também é conhecido como Maschio Angioino e foi moradia da monarquia quando a capital do reino de Nápoles saiu de Palermo para Nápoles. O castelo fica atrás da Piazza Del Plebiscito na Piazza del Municipio e hoje abriga um museu.
15. VIA TOLEDO
A via Toledo é a rua mais popular do comércio de Nápoles. Nela ficam lojas para todos os gostos e bolsos. As ruas que cruzam essa avenida são muito charmosas e valem uma caminhada.
16. A PRAIA
Nápoles é mais um porto do que uma praia propriamente dita, mas isso não impede os locais de aproveitar o verão. Só que ao invés de areia, o pessoal aluga barcos privados para ficar no mar.
OS MELHORES PASSEIOS DE 1 DIA A PARTIR DE NÁPOLES
POMPEIA
Como é: No ano 79 o vulcão Versúvio entrou em erupção e destruiu a cidade de Pompeia. Somente no século 17 ela foi redescoberta e em 1748 começaram as escavações. Hoje a cidade está aberta a visitação e ir lá é como voltar no tempo.
Para chegar: a Linha Circumvesuviana que sai da estação Napoli Centrale leva direto a estação Pompeii Scavi Villa Misteri. Nesse link você vê os horários, ou no 12Go, onde já vê horário, valores e pode agendar (em português).
Passeios: Ingresso para Pompeia (não recomendo, pois não há guia e Pompéia é imensa); Passeio guia com ingresso fura fila (passeio de 2h por Pompeia com ingresso); Passeio guiado em Pompeia e subida o Monte Vesúvio (são 30min subindo, e entre novembro e março está fechado, por isso o passeio vai para outro atrativo)
CAPRI
Como é: A ilha de Capri é um dos destinos mais luxuosos da Itália e dono de uma beleza incomparável. Saindo bem cedo de Nápoles dá para andar pela ilha toda, aproveitar a praia e não acabar com o seu orçamento.
Como chegar: o ferrys mais baratos/tempo de viagem maior saem do porto Calata Porta di Massa, já os speed boats mais caros/rápidos saem do Molo Beverello. Nesse link você consegue ver os horários e valores (Naples - Capri). Comprando na hora (uns 30 minutos antes), o preço não tem nenhuma taxa extra, mas recomendo já deixar comprado antes para não perder tempo.
Passeio: Você pode optar por um passeio de barco saindo de Nápoles com tempo para passear na ilha (agende aqui), e pode ainda agendar aqui apenas o passeio de barco (o ingresso da Gruta Azul é pago a parte).
ISCHIA
Como é: Além da beleza natural, essa ilha Ischia (fala-se Isquia) ainda é famosa pelas águas termais e lama terapêutica, tudo isso devido a sua origem vulcânica.
Como chegar: o ferrys mais baratos/tempo de viagem maior saem do porto Calata Porta di Massa, já os speed boats mais caros/rápidos saem do Molo Beverello. Nesse link você consegue ver os horários e valores. Comprando na hora (uns 30 minutos antes), o preço não tem nenhuma taxa extra, mas eu recomendo já deixar tudo agendado para não perde tempo.
Passeio: Você pode comprar antecipado o transfer até a ilha aqui.
COSTA AMALFITANA (POSITANO E AMALFI)
Como é: A Costa Amalfitana é um dos luares mais desejados do sul da Itália. O luxo é evidente por ali. No passado era apenas um porto com ruas estreitas na montanha para dificultar a movimentação de saqueadores, mas depois de famosos começarem a frequentar o lugar, as cidades ganharam novos status. Veja o post 10 Coisas Imperdíveis de Fazer em Positano e na Costa Amalfitana
Como chegar: a melhor opção é de carro, mas se você estiver a pé, vai precisar pegar a Linha Circumvesuviana que sai da estação Napoli Centrale que leva direto a estação Pompeii Scavi Villa Misteri. Nesse link você vê os horários até Sorrento e na frente da estação pegar o ônibus que faz toda a Costa Amalfitana, parando em diversas praias. Vale pegar o ticket de ida e volta. Você precisa sair bem cedo se quiser passar apenas 1 dia andando pelas cidades, como Positano e Amalfi. A viagem dura quase 3h no total. Também é possível de ferry. Confira os horários e valores no 12Go (em português).
Passeio: Tem passeio sai de Nápoles com tempo livre nas praias; tem também saindo de Nápoles com passeio de barco e passeio guiado (melhor custo-benefício).
PIZZA EM NÁPOLES
Em Nápoles não tem erro: todas as pizzas são boas! Existe inclusive uma associação, a Associazione Verace Pizza Napoletana, para ensinar a fazer pizza e apenas as pizzarias que passam no teste ganham o certificado de autêntica pizza de Nápoles.
Elas são bem fininhas, zero crocância, molho espalhado e muito pouco queijo. Parece que não vai dar certo, mas dá e fica excelente. No minha opinião, é melhor que a pizza romana!
Além de boas, ainda são muito baratas. Pizzas margherita inteiras para levar saem entre €3 e €5, no restaurante podem chegar até €8. Quando bate uma fome na rua, se você não está sozinho(a), até vale mais pegar uma pizza inteira numa pizzaria do que pegar apenas um pedaço nas pizzarias de balcão.
As melhores pizzarias de Nápoles são: Gino Sorbillo (tem em Milão também); Pizzaria Del Portico, Antiga Pizzaria Port Alba;
LAntica Pizzaria da Michele (do filme Comer, Rezar, Amar); Carminiello a Toledo.
PASSEIOS GASTRONÔMICOS GUIADOS
Fazer um passeio gastronômico é a melhor forma de conhecer uma cidade. O guia leva nos melhores lugares para provar cada uma das especialidades de Nápoles, explicando a história da cidade, do ingrediente e da receita. Vale muito pena pelo valor e pela quantidade de provas.
DICAS PRÁTICAS DE NÁPOLES
NÃO É UMA CIDADE PERIGOSA
Para nós brasileiros, Nápoles é bem tranquila. Não dá para se deixar levar pela primeira impressão quando se sai da estação de trem até chegar no hotel. São tantos povos, cada um com a sua cultura e modos de agir, que parece ser um lugar perigoso, mas não é.
Foi a cidade italiana que mais vi policiais nas ruas, tanto de carro quanto a pé. Mas é claro que todo cuidado é pouco quando se trata dos batedores de carteira e de andar a noite por ruas com pouca iluminação.
É UMA CIDADE MAL CUIDADA
Seria injusto generalizar e dizer que toda a Nápoles é suja, porque não é. Mas nos arredores da estação de Garibaldi / Napoli Centrale e o começo da Spaccanapoli tem muito lixo na rua. Menos do que provavelmente vocês está imaginando, mas mais do que passaria desapercebido facilmente.
O TRÂNSITO FLUI
O trânsito é bem caótico para os padrões italianos e europeus no geral, mas ele flui. É igual ao Sudeste Asiático todo ou as Medinas do Marrocos onde motos disputam lugar com pedestres, carros passam por ruas estreitas sem hesitação por causa da quantidade de pessoas e que você precisa seguir o fluxo desviando sempre que possível.
NAPOLITANOS TEM UM JEITO DIFERENTE
Não sei explicar, mas eles são mais donos de si, mais abertos ao diferente, mais expansivos e apesar de parecerem meio dramáticos chegando ao ponto de assustar na forma de falar quase aos berros, bem naquele estereótipo típico de novela, eles são muito gentis e receptivos. Napolitanos são muito gente boa. Acredito que essa diferença toda se deva ao fato de ser uma cidade portuária.
COMO CHEGAR E QUANTO TEMPO FICAR EM NÁPOLES
Em 1 dia bem aproveitado é possível ver tudo e ainda comer pizza. Mas o ideal é ficar mais tempo. Nós ficamos uma semana, pois usamos a cidade como base para conhecer a Costa Amalfitana, Capri, e mais detalhes da cidade, com calma.
Para chegar em Nápoles a partir de Roma, tem o trem rápido que leva 1h ou Regionali que leva 2:30h. Confira aqui os horários ou no 12Go.
Transfers: Você pode agendar o transfer do aeroporto de Nápoles para o seu hotel. Pode agendar o ônibus do aeroporto Ciampino de Roma de/para Nápoles, ou o ônibus do aeroporto Fiumicino de Roma de/para Nápoles. Ou ver os horários de trens e ônibus direto (confira horários e valores no 12Go).
ONDE FICAR EM NÁPOLES
A hospedagem em Nápoles é bem barata independente se for hotel ou hostel. A localização em si depende do seu objetivo.
Se for para explorar a cidade e ir fazer bate e volta para as cidades próximas, é melhor ficar próximo da Piazza del Plebiscito.
Já se você estiver apenas de passagem rápida (1 noite), fique próximo da Estação Centrale, mesmo não sendo um lugar agradável de andar a noite.
Algumas boas opções são:
Il Taschino Suite: Boa localização, opções de quartos para famílias / amigos. Fica perto da Complesso Monumentalde di Santa Chiara e demais atrações.
Hotel Il Convento: Excelente localização, na frente do Convento de Santa Maria Francesca
Hotel Principe Napolit'amo: Ótima localização, na Via Toledo. Menos de 10 minutos caminhando da Praça do Plebiscito e menos de 15 minutos do porto para Capri.
Barbarella Suite: Boa localização. Fica próximo das atrações caminhando.
Beverello Suite: Boa localização. Fica 5 minutos a pé da Galeria Umberto I e bem próximo do porto.
SOBRE FOTOGRAFAR NAPOLES
Vá aberto(a) para ver tudo de mais diferente do padrão italiano de ser e tire proveito disso. Não apenas nos pontos turísticos, mas das pessoas, da comida, da luz e dos detalhes que fazem essa cidade ser tão particular e envolvente. No post 10 Dicas Para Fotografar Cidades já mostramos como fazer isso.
>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais! Ajude o blog que te ajuda :)
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!
Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)
Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Seguros Promo (5%off) e Real Seguros
Passeios e Ingressos: Get Your Guide
Transporte: 12go
Escrito em Out/17 | Atualizado em Maio/2023
Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook
VEJA MAIS SOBRE A ITALIA