O que fazer em Garibaldi: Atrações e Roteiros

Texto: MONICA MORAS | @monicamoras Fotos: EDUARDO VIERO | @eduviero

Garibaldi é um dos destinos mais importantes da Serra Gaúcha. Conhecida como a Capital Brasileira do Espumante, a cidade de 30mil habitantes faz parte do Vale dos Vinhedos e da Região da Uva e Vinho. 

Neste guia de Garibaldi, vamos apresentar as principais atrações, festivais, roteiros possíveis, onde comer, onde se hospedar, como chegar e circular e outras dicas de viagem. Uma cidade com  legado deixado pelos imigrantes italianos que ali chegaram em 1875.

que fazer Garibaldi Atrações Roteiros

O QUE FAZER EM GARIBALDI: ATRAÇÕES E ROTEIROS

São dezenas de atrações em Garibaldi, apesar de ser uma cidade pequena. Por isso Garibaldi está dividida em rotas turísticas, sendo as principais: Passadas, Rota dos Espumantes, Estrada do Sabor, Via Orgânica e a Rota de Compras. O ônibus turístico Giallo percorre todas as rotas.

1. RUA BUARQUE DE MACEDO

A rua Buarque de Macedo é a rua principal de Garibaldi. Nela, e nas ruas adjacentes ficam 35 construções históricas que fazem parte da Rota Passadas. Cada edifício tem uma plaquinha que indica a data da construção e um pouco da sua história.

Um dos festivais mais charmosos do Rio Grande do Sul acontece na Rua Buarque de Macedo, o Garibadi Vintage. E é nela que fica o Piccola Garibaldi, uma miniatura de Garibaldi, e também fica o Jardim Gastronômico, um jardim rústico chic com bares e restaurantes. 

O que fazer Garibaldi Atrações Roteiros

2. OSTERIA DELLA COLOMBINA

A Osteria della Colombina é um restaurante que fica no porão de uma casa centenária, onde são servidos almoços com receitas originais dos imigrantes italianos, tudo feito pelas mãos das mulheres da família. 

A sequência de pratos é servida à vontade, todos feitos com produtos orgânicos para um número muito pequeno de pessoas. É uma experiência única,servida com vinho biodinâmico num campeão do Trip Advisor. A Osteria della Colombina faz parte da Estrada do Sabor, uma rota rural que pode ser percorrida por conta própria sem uma ordem definida. Site.

3. VINÍCOLA VACCARO

Também parte da rota Estrada do Sabor, a Vinícola Vaccaro oferece uma experiência enogastronômica. Antes do almoço, os visitantes são convidados a andar pela propriedade,  descobrir a beleza do lugar e visitar o museu Porão do Nono, que é feita na simpática companhia do nono.

O almoço é servido à mesa, com receitas caseiras tradicionais da família: polenta, frango assado, costela de porco, aipim, tortéi, massa caseira com molho e uma fortaia (omelete italiano). Simples e delicioso! Ah, e o vinho! Site.

que fazer em Garibaldi atrações roteiros
que fazer em Garibaldi atrações roteiros

4. ORGÂNICOS MARIANI

O Orgânicos Mariani é uma propriedade na Rota Via Orgânica, onde o visitante conhece o sistema de manejo ecológico e ainda pode colher as frutas da estação, todas orgânicas. Além disso, o grande atrativo é o Piquenique Orgânico. É uma delícia ficar na sombra do parreiral e escolher entre as cestas Colonial, Vegetariana ou Vegana. Site.

5. COOPERATIVA VINÍCOLA GARIBALDI

A Cooperativa Vinícola Garibaldi faz parte da Rota dos Espumantes, e oferece a experiência harmonizada Taça & Trufa, onde o visitante pode harmonizar os vinhos e espumantes acompanhados de trufas de sabores diferentes. É uma forma bem interessante de degustar. 

Tem também a experiência Degustação às Cegas, que o visitante fica com os olhos vendados o tempo todo aprendendo sobre os aromas e sabores de cada um dos produtos, sem saber exatamente o que está degustando. Site.

6. VINÍCOLA PETERLONGO

Na Vinícola  Peterlongo é onde está o primeiro e único champanhe do Brasil. Foi onde a história dos espumantes brasileiros começou, muito antes da região de Champagne na França ter a Denominação de Origem (D.O.). 

A visita toda acontece no Castelo Peterlongo, onde está a Cave e o Museu. Uma vez por mês acontece o Wine Movie, um cinema no meio do vinhedo projetado num telão. Com filme antigo e a taça de espumante exclusiva, a experiência fica mais charmosa ainda. A Peterlongo faz parte da Rota dos Espumantes. Site.

7. CASA CHANDON

A Casa Chandon é uma aposta da francesa Moet & Chandon no terroir da Serra Gaúcha. Ali o visitante conhece todo o processo de produção em método Charmat. E também entende mais sobre a assemblage, uma técnica utilizada para manter a constante qualidade dos espumantes da marca. Site.

que fazer Garibaldi Atrações Roteiros

8. MOSTEIRO DE SÃO JOSÉ

O antigo Mosteiro de São José hoje é um hotel. Sua história  vem do tempo que o que imigrantes italianos chegaram região de Conde D'eu, hoje Garibaldi, e o Bispo de Porto Alegre foi Savoia região da França, onde estava a sede das irmãs de São José, e solicitou a provincial que enviasse irmãs para o interior gaúcho com objetivo de assumirem a formação das filhas destes imigrantes. 

Elas chegaram em 1898 e ficaram no Convento das Irmãs de São José, e em 1899 começaram a ministrar as aulas em italiano, a língua da totalidade dos moradores da época. O Mosteiro e Convento fica na rua Buarque de Macedo. 

9. IGREJA MATRIZ DE SÃO PEDRO

A Igreja Matriz de São Pedro tem arquitetura com linhas góticas, vitrais coloridos, as pinturas murais, o altar artístico, a estatuária e seu órgão de tubos. 

que fazer em Garibaldi atrações roteiros
que fazer em Garibaldi atrações roteiros

10. ESTAÇÃO DE TREM DE GARIBALDI – MARIA FUMAÇA

A Estação de Trem de Garibaldi foi inaugurada em 1918 pel E.F. de Carlos Barbosa como ponto final provisório do ramal Bento Gonçalves. No ano seguinte, ele chegou até Bento Gonçalves, passando a ser trem de passageiros até 1976. 

Em 1978 iniciou a operação de um trem turístico, e foi em 1993 que o a Giordani Turismo assumiu a operação e o trem a vapor passou a se chamar Maria Fumaça. Hoje o passeio é um dos mais procurados pelos turistas do Vale dos Vinhedos, e há apresentações de tarantela, coral típico italiano e teatro. A Maria Fumaça sai de Bento Gonçalves, para em Garibaldi, bem atrás da Coop Vinícola Garibaldi, e segue até Carlos Barbosa. 

11. MADELUSTRE

A Madelustre, é uma empresa produz peças em vidro, e faz visita guiada pela história do vidro e da produção das taças, onde o visitante aprende as técnicas artesanais. E ainda vê a Supertaça de 219cm de altura, que entrou para o Guinness Book, Livro dos Recordes, como a maior taça de espumante do mundo. Site.

12. CERVEJARIA LEOPOLDINA E DOMNO

A Cervejaria Leopoldina fica junto a Domno, e ambas fazem parte da Famiglia Valduga. A visitação passa por todo o processo produtivo, com técnicas de fabricação, insumos, conhece o que há de mais inovador em tecnologia de microcervejarias, e tambémo exclusivo tratamento de água por osmose.

No final, há a degustação dos rótulos e uma passada na loja. Os preços valem a pena! Site.

que fazer Garibaldi Atrações Roteiros

13. BAR JOE

O Bar Joe é um bar que lançou muitas bandas nacionais na cena do rock nacional, e que se mantém autêntico até os dias de hoje. Abre aos sábados e nas segundas. Por dentro a história toda está nas paredes em fotos e objetos. Até mesmo o ski que era usado na pista de ski de Garibaldi. Um lugar divertidíssimo! Site - Bar Joe.

14. ÔNIBUS TURÍSTICO GIALLO

O ônibus turístico Giallo é um ônibus escolar norte americano de 1987, que percorre todas as rotas de Garibaldi. E aos sábados, faz o City tour do Espumante e o City tour da Cerveja. Vale o passeio! Site.

que fazer Garibaldi Atrações Roteiros

15. OUTRAS ATRAÇÕES DE GARIBALDI

Outras vinícolas tradicionais e bastante conhecidas na região e reconhecidas pelos seus vinhos de qualidade, são a Milantino (site), a vinícola boutique cujas mudas das videiras vieram na Itália junto com a família no final do século XIX, a Courmayeur (site) com vinhos premiados, e também a Don Laurindo (site) que está em Garibaldi dentro do Vale dos Vinhedos.

Garibaldi tem ainda um Roteiro Cinematográfico, que percorre cenários onde foram gravados filmes e novelas. E muitas outras atrações para ir descobrindo aos poucos pela cidade.  

que fazer Garibaldi Atrações Roteiros

16. PARTICIPAR DOS FESTIVAIS EM GARIBALDI

  • VINDIMA: É a colheita da uva quando os vinhedos estão carregados e bem verdinho. Há programação especial em todas as vinícolas da cidade. Acontece entre janeiro e março.

  • FENACHAMP: É a grande Festa do Espumante de Garibaldi. As vinícolas participantes são responsáveis pela elaboração de mais de 90% dos espumantes brasileiros. O festival está no Guinness Book.  Acontece em outubro

  • GARIBALDI VINTAGE: É uma festa para celebrar os bons e velhos tempos das décadas de 1920 até 196), com o melhor da gastronomia local, música de época cantada ao vivo das sacadas dos prédios históricos. Acontece em março e novembro

  • GARIBALDI GASTRÔ: É um evento gastronômico com oficinas com os chefs locais e que finaliza com um jantar nos vagões do trem Maria Fumaça. Acontece em agosto

  • Confira as datas e programações no site Turismo Garibaldi.

COMO CHEGAR EM GARIBALDI

Garibaldi fica a 110km de Porto Alegre, onde está o Aeroporto Salgado Filho. Como a maioria das atrações podem ser visitadas de forma independente, o ideal é alugar um carro para percorrer a região. Outras formas de chegar em Garibaldi são transfer receptivos ou de ônibus pela companhia Unesul.

Gramado fica a 110km de Garibaldi, Bento Gonçalves fica a 12km, e Caxias do Sul, onde também há um aeroporto, fica a 44km. Para todas elas você ir de ônibus ou contratar um motorista particular, não necessariamente de aplicativo.

O que fazer Garibaldi Atrações Roteiros

QUANTOS DIAS FICAR EM GARIBALDI

Em 1 dia é possível ver bastante coisa em Garibaldi, porém em pelo menos 2 dias você consegue aproveitar melhor a cidade e suas atrações noturnas, como o Wine Movie e o famoso Bar Joe.

MELHOR ÉPOCA PARA VIAJAR PARA GARIBALDI

A melhor época para viajar para Garibaldi é no verão, quando acontecem a maioria dos festivais. Apesar da paisagem lindíssima do inverno e o aconchego de um bom vinho em frente a lareira, as chances de chuvas são maiores. 

No verão a temperatura média é de 24ºC, e no inverno a média é de 12ºC, com noites muito frias e possibilidade de geada entre junho e agosto. No outono e primavera as temperaturas costumam ter média de 17ºC, e o cenário do outono é lembra muito as paisagens da Europa. 

O que fazer Garibaldi Atrações Roteiros

ONDE COMER EM GARIBALDI

Garibaldi tem lugares intimistas, praticamente exclusivos e com gastronomia autêntica e conceito slow food. Não é apenas uma refeição, é uma experiência gastronômica.

  • HOSTARIA CASACURTA: jantar slow food com menu harmonizado num porão de pedras. Necessita agendar.

  • TRATTORIA PRIMO CAMILO: provar massas caseiras deliciosas. Necessita agendar.

  • TABACARIA BENVENUTO: almoço e happy hour num charmoso bistrô. Necessita agendar.

  • CASA DI PAOLO: almoço e jantar com o tradicional galeto al primo canto da serra, e as sobremesas da nona. Site.

  • OSTERIA DELLA COLOMBINA: campeão do Trip Advisor, é o almoço autêntico dos descentes de imigrantes italianos no interior de Garibaldi. Necessita agendar.

  • VALLE RÚSTICO: jantar do chef Rodrigo Bellora, com ingredientes frescos, orgânicos, quilômetro zero e conceito slow food no Vale dos Vinhedos. Necessita agendar

  • DEVORATA TRUFAS ARTESANAIS: chocolates 100% artesanais que vão bem a qualquer hora do dia. Site.

  • Mais opções: Churrascaria Angelo’s, Restaurante Famiglia Giovanaz, Choppin, Buarque Burger, Clube 31 de Outubro, Bodega Bar e Restaurante, e o animado Café Luna Park para o happy hour no calçadão da rua Buarque de Macedo.

que fazer Garibaldi Atrações Roteiros

 ONDE FICAR EM GARIBALDI

Garibaldi tem boas opções para todos os estilos de viajantes. 

  • HOTEL CASACURTA: Um palácio inspirado na arquitetura do Vale do Loire transformado em hotel boutique charmoso, frequentado por figuras públicas há décadas, com atendimento impecável e próximo do centro da cidade. Excelente para casais. Reserve aqui, $$.

  • HOTEL DALL`ONDER SKI: Construído onde era a antiga pista de ski de Garibaldi, frequentada por famosos do Brasil inteiro. É uma ótima opção para famílias com crianças pela estrutura. Reserve aqui, $.

  • HOTEL PIETA: Fica no Centro de Garibaldi, é uma opção mais simples e também muito bom para famílias com crianças. Reserve aqui, $.

  • POUSADA BOTTE DI VINO: Uma pousada onde o hóspede dorme dentro de cabanas em forma de pipa. Fica na área rural e é uma experiência única. Reserve aqui, $$.

que fazer Garibaldi Atrações Roteiros

IMPORTANTE: Não esqueça de fazer o Seguro Viagem! Eu já precisei (contei aqui) e não tinha. Não cometa meu erro! Fazendo o seguro através do nosso link você não paga nada a mais e ainda nos ajuda a manter o blog ativo. Use o código EDUARDOEMONICA5 para ganhar 5% de desconto, e se pagar no boleto, ganha mais 5%. No cartão paga em até 12x. Confira os valores.

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então use o email monicamoras@gmail.com (Itaú) para fazer um PIX. Qualquer valor ajuda demais, até de um cafezinho de R$7! Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE O VALE DOS VINHEDOS

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

Cafeteria StreetMe em Porto Alegre: Coffee to go na Independência

Próximo
Próximo

Roteiro em Gramado e Canela: 4 dias (ou mais)