DSLR vs MIRRORLESS: Qual a Melhor opção?

Escrito em 27/04/2022 | Atualizado em 25/06/2022

Texto e Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

DSLR vs MIRRORLESS: Qual a melhor opção?

DSLR vs MIRRORLESS

Eu lembro da primeira vez que tive contato com uma Mirrorless, uma Sony a7, se não me engano lançamento da Sony. Devo admitir que fiquei um pouco relutando em acreditar no potencial dessa câmera ou das que viriam no futuro. Naquela época eu fotografava com a 5D MK 3 e para mim não havia câmera melhor. Hoje os tempos mudaram e as Mirrorless vem tomando espaço e o coração de muitos.

Quando comparadas às câmeras Mirrorless, as DSLRs por design têm algumas limitações claras. Parte disso tem a ver com o fato de que as câmeras DSLRs foram adaptadas e desenvolvidas no mesmo corpo das antigas SLRs (FILM 35mmm) que foram inicialmente desenvolvidas para filmes.

Tirando os circuitos necessários para fazer um sensor digital e outras partes eletrônicas, mídia (cartão de memória) para gravar as fotos e o LCD traseiro, o restante dos componentes praticamente permaneceu o mesmo. O mesmo espelho mecânico, o mesmo pentaprisma / visor óptico, o mesmo sistema de detecção de foco automático.

Veja mais dicas de fotografia no Youtube

Veja na figura abaixo como são representadas as câmeras DSLR e MIRRORLESS

Imagem do WIKIPEDIA

Imagem do WIKIPEDIA

1 - Lente

2 - Espelho

3 - Obturador

4 - Sensor

5 -Tela de Foco (onde a imagem é refletida pelo espelho)

6 - Lente Condensadora

7 - Pentaprisma

8 - Visor (Óptico)

9 - Visor (Eletrônico)

Nesse artigo você vai ver:

  • O que é uma DSLR

  • Vantagens de uma DSLR

  • Desvantagens e Limitações da câmera DSLR

  • O que é uma MirrorLess

  • Vantagens de uma MirrorLess

  • Desvantagens e Limitações de MirrorLess

  • Inovações futuras

  • Conclusão

O que é uma DSLR

DSLR é a abreviação para “Digital Single Lens Reflex”. De forma mais simples, uma DSLR é uma câmera digital que usa um espelho mecânico que reflete a luz que vem da lente para o visor. O visor é o viewfinder, que é aquela peça da parte de trás da câmera que a gente olha para fazer a foto. As SLR “Single Lens Reflex” já existem desde o século 19 que naquela época eram utilizados vários formatos de filmes.

Numa comparação simples e prática entre as câmeras point-and-shoot e câmeras de celulares, a diferença de DSLR para as outras é que ela pode trocar as lentes. Nesse artigo eu explico tudo sobre uma DSLR e como ela funciona.

Eduardo e Monica DSLR vs MIRRORLESS

Vantagens de uma DSLR

  • Foco automático continuo: Até o momento atual, não se tem relatos de alguma Mirroless ter um foco automático continuo mais aprimorado que uma DSLR. Eu tenho os dois modelos e posso dizer isso. Já fotografei situações com as duas e digo que nesse momento atual as DSLRs ainda estão na frente.

  • Robustez: Quem já teve uma 5D, uma Nikon D800 sabe do que estou falando. Essas câmeras e outras são um canhão de guerra literalmente. Na maior parte das DSLRs profissionais, resistência é algo que elas têm. Já fotografei, na neve, na chuva, no deserto na floresta Amazônica que é super úmida e a câmera esta lá, firme e forte.

  • Durabilidade: Pelo fato de sua robustez, acredito que sua durabilidade seja maior. Claro que devemos cuidar nossos equipamentos para que tenha um maior tempo de vida. O corpo dessas DSLRs profissionais na maioria das vezes é de liga de magnésio com durabilidade do obturador testada para suportar 150.000 cliques em média, sistema exclusivo de resistência a poeira e respingos d'água e um redesenhado sistema de limpeza integrado para uma melhor remoção de poeira por vibração, que limpa o sensor no caso.

Aprenda mais sobre fotografia com cursos completos a partir de R$29. Nós já fizemos alguns e vale a pena!

Desvantagens e Limitações das câmeras DSLR

A questão de vantagens e desvantagens é um pouco relativa entre as pessoas, mas o que vou falar aqui é sobre experiência minha e de amigos fotógrafos. 

  • Tamanho e volume: O sistema reflex precisa de espaço para o espelho e o prisma, o que significa que as DSLRs sempre terão um corpo de câmera mais amplo e um topo saliente. Isso significa que o visor deve ser fixado no mesmo local em qualquer DSLR, alinhado com o eixo óptico e o sensor digital, basicamente, não há outro lugar para colocá-lo. Como resultado, a maioria das DSLRs tem uma aparência exterior um pouco semelhante. Todas parecem ter o mesmo formato e tamanho.

  • Peso: Tamanho e volume também se traduz em mais peso. Embora a maioria das DSLRs de nível básico possua corpos plásticos e componentes internos para torná-las mais leves, o problema mínimo de altura e profundidade para abrigar o espelho + pentaprisma/pentamirror se traduz em muito espaço desperdiçado que precisa ser coberto.

  • Limitação de velocidade do quadro: embora os modernos mecanismos de espelho e obturador sejam muito impressionantes, eles são limitados pela velocidade física na qual o espelho vira para cima e para baixo. Por exemplo, quando a Canon 1DX MKII dispara a 14 quadros por segundo, o espelho literalmente sobe e desce 14 vezes em cada segundo, com o obturador abrindo e fechando no meio! Tem que ser uma sincronização perfeita do espelho e do obturador para que tudo funcione. Dê uma olhada no vídeo abaixo que mostra isso em câmera lenta.

Agora imagine esse processo de 15 a 20 vezes por segundo - isso é praticamente impossível de alcançar.

  • Preço mais alto: Embora os fabricantes tenham se tornado muito mais eficientes ao longo dos anos em termos de produção de DSLR, montar o mecanismo de espelho é muito complexo e consiste em dezenas de partes diferentes. Por isso, é caro criar e fornecer suporte técnico se algo der errado. Desmontar uma DSLR e substituir componentes internos pode levar muito tempo. mecanismo de espelho não é tarefa fácil. Muitos componentes móveis significam sistemas de montagem de alta precisão, a necessidade de lubrificação em áreas onde os componentes metálicos se esfregam, etc. Por sua vez, tudo isso resulta em aumento dos custos de fabricação. E isso não para por aí - se algo der errado com o mecanismo de espelho, o fabricante deve repará-lo ou até mesmo substituí-lo, o que é uma tarefa que exige muito trabalho.

Eu mesmo tive problema no Shutter Speed (obturador) da minha 5D MK3, mas por sorte o suporte da Canon solucionou meu problema em pouco dias.

Leia todos artigos de Fotografia

Agora vamos ver o que é uma Mirroless

Canon 5DMK III e Canon RP

Canon 5DMK III e Canon RP

O que é uma câmera Mirrorless?

Enquanto uma câmera DSLR usa um espelho mecânico para refletir a luz para o visor, ou para passar a luz direto para o sensor, a câmera Mirrorless não tem esse espelho mecânico. Isso significa que a luz passa direto pela lente e sempre vai direto para o sensor, ou seja, não há outro processo antes da luz chegar no sensor.

Com o surgimento de câmeras sem espelho (daí o nome "mirrorless"), a maioria dos fabricantes já percebeu que os sistemas DSLR tradicionais não serão a força motriz das vendas de câmeras no futuro. Faz sentido apenas do ponto de vista de custo, mas se realmente olharmos para a inovação atual, onde estamos com as DSLRs?

O desempenho e a precisão do foco automático já atingiram patamares incríveis. Os processadores são rápidos o suficiente para gerar muitos vídeos em FPS, 4K e até 8K. Nesse artigo eu explico tudo sobre uma Mirrorless e como ela funciona.

O que mais há para fazer? Mais opções de edição na câmera? Recursos específicos para diferentes tipos de fotografia? Esses são ótimos enfeites, mas são inovações que realmente impulsionarão as vendas futuras? Acho que não.

As câmeras sem espelho abrem enormes oportunidades para inovação no futuro e resolvem muitos dos problemas das DSLRs tradicionais. Vamos examinar cada ponto acima e discutir os benefícios adicionais das câmeras sem espelho: Nesse artigo eu explico tudo sobre uma Mirroless e como ela funciona

Vantagens das Mirrorless

  • Tamanho menor e mais leve: remover o espelho e o pentaprisma libera muito espaço. Isso significa que as câmeras sem espelho podem ser projetadas para serem menores, menos volumosas e mais leves em comparação com as DSLRs. A ascensão dos smartphones como câmeras compactas nos ensinou uma lição muito importante - conveniência, tamanho pequeno e peso leve, podem potencialmente dominar a qualidade. Tamanho menor e peso mais leve na eletrônica ganham na economia de hoje. Portanto, as pessoas caminham naturalmente em direção aos mais leves e compactos, especialmente se a qualidade não for comprometida significativamente.

  • Velocidade FPS potencialmente muito rápida: não ter espelho significa que a taxa de captura (FPS) não precisa ser limitada pela velocidade do espelho. Isso significa que as câmeras sem espelho podem capturar imagens com taxas de quadros muito mais rápidas que 10-20 FPS que vemos hoje, com muito menos ruído e blecaute no visor. 

  • Preço mais baixo: produzir câmeras sem espelho é potencialmente mais barato que produzir DSLRs. Atualmente, a maioria dos fabricantes de câmeras sem espelho cobra muito caro ainda por suas câmeras, isso porque seus custos gerais são altos e o volume ainda não existe. Embora os custos reais de fabricação sejam mais baixos que os DSLRs, as empresas precisam gastar muito dinheiro em pesquisa e desenvolvimento para melhorar os recursos específicos da câmera, o desempenho do foco automático e outras tecnologias como EVF. Horas extras, os preços das câmeras sem espelho cairão.

  • Visualização ao vivo: a mesma visualização ao vivo no LCD pode ser mostrada dentro do EVF.

  • Foco: um recurso muito útil que permite ver quais áreas do quadro estão em foco. Basicamente, você pode fixar o foco ao executar foco manual sem precisar confiar em seus olhos. A área que está em foco é pintada com uma cor de sobreposição de sua escolha e você pode parar exatamente onde deseja. Você pode fazer isso vendo tanto no visor eletrônico como no LCD traseiro.

  • Rastreamento de rosto / olho: agora estamos nos movendo para a parte mais legal da tecnologia EVF. Como o EVF mostra o que realmente acontece no sensor, tecnologias adicionais para análise de dados podem ser utilizadas para fazer coisas muito legais, como rosto e até mesmo rastreamento de olhos! Tenho certeza de que você já viu o rastreamento de rosto em smartphones e aponta e dispara em câmeras, mas se você der um passo adiante, poderá fazer com que a câmera focalize automaticamente o olho mais próximo da pessoa que você está fotografando.

  • Pontos de foco quase ilimitados: Em câmeras Mirrorless, a forma de focagem abrange praticamente 100% do sensor. Possibilitando assim, ter um foco muito mais preciso e um campo de margem muito maior.

Desvantagens e Limitações das Mirrorless

Embora ainda existam mais vantagens, julguei essas citadas acima como as mais importantes das câmeras Mirrorless em relação às DSLRs. Agora vamos falar sobre algumas de suas desvantagens e limitações atuais:

  • Foco automático contínuo / Rastreamento de objetos: embora a detecção de contraste já tenha atingido níveis impressionantes nas câmeras sem espelho, elas ainda são relativamente fracas no desempenho contínuo do foco automático e no rastreamento de assuntos em comparação com o AF das DSLR. No entanto, com a ascensão dos sistemas híbridos de foco automático e seu desenvolvimento contínuo (onde o contraste e a detecção de fase são usados ​​juntos), já vimos câmeras sem espelho com incríveis recursos de foco automático contínuo. Em breve, câmeras Mirrorless  alcançarão e superarão completamente as câmeras DSLR no desempenho de AF.

  • Vida útil da bateria: outra desvantagem das câmeras sem espelho no momento. O fornecimento de energia ao LCD e ao EVF afeta continuamente a duração da bateria. As DSLRs são muito mais eficientes em termos de energia em comparação a uma Mirrorless. Embora não seja um problema enorme para o uso típico da câmera, pode ser um problema para quem viaja como a Mônica e eu, e as vezes tem muito pouco acesso à energia. Ainda assim, acredito que o problema da bateria também será algo que melhorará significativamente no futuro. Tudo que estou falando aqui neste artigo vem da minha experiência prática com esses tipos de câmeras, e nesse caso da bateria, é o que mais nos incomoda, mas para isso temos 3 :)

  • Contraste forte do EVF (Electronic View Finder): muitos EVFs projetados hoje têm um contraste muito forte, “aprimorado”, semelhante ao que vemos em nossas TVs. Como resultado, você vê muitos pretos e brancos, mas muito poucos tons de cinza. Os fabricantes terão que encontrar maneiras de fazer com que os EVFs exibam imagens de maneira mais natural. Eu na real não me incomodo muito com isso, até porque ultimamente tenho fotografado muito com a Canon RP e me adaptei muito bem olhando apenas no LCD e não no EVF.

Como você pode ver, a lista é bastante curta e espero que ela fique ainda mais curta nos próximos anos. Eu acredito que todos os problemas acima são pequenos e de fácil aprimoramento.

Em suma, gostaria de dizer que as DSLRs simplesmente não têm como competir com as Mirrorless no futuro. Não estou dizendo que todos mudarão para câmeras menores e mais leves sem espelho muito em breve. No entanto, simplesmente não faz sentido que os fabricantes continuem investindo em melhorar as DSLRs quando a vantagem da tecnologia é claramente sem espelho.

Inovações Futuras

Se compararmos DSLRs à Mirrorless, em termos de avanços tecnológicos, fica claro que DSLRs não oferecem mais tanta inovação. Talvez possamos obter melhor resolução, melhores recursos de vídeo, melhores módulos de AF e talvez mais recursos internos, como Wi-Fi e GPS, mas isso não é suficiente para realmente entusiasmar a geração mais jovem de fotógrafos.

As câmeras Mirrorless continuarão a fornecer muitos outros recursos para serem animados, porque as possibilidades são infinitas. Muito pode ser feito apenas com EVFs e sistemas de foco automático, graças aos avanços nas tecnologias de exibição e na análise de dados no sensor.

Aprenda mais sobre fotografia com cursos completos a partir de R$29. Nós já fizemos alguns e vale a pena!

Conclusão

Embora a Mirrorless esteja definitivamente avançando rapidamente, existem alguns problemas reais que ainda precisam ser abordados. Melhor duração da bateria, sistemas de autofoco mais confiáveis​​(particularmente para fotografar ações rápidas e imprevisíveis), buffer maior, melhores opções de lente (especialmente lentes super telefoto e mudança de inclinação) e EVFs aprimorados são todas as áreas de melhoria para câmeras sem espelho.

As lacunas ainda estão lá, mas estão se fechando rapidamente. Nos próximos anos, veremos os fabricantes de câmeras oferecer opções sem espelho que podem realmente competir com as DSLRs modernas em todos os aspectos. Opa, na verdade já estamos vendo isso! No ano de 2020 a Canon está para lançar câmeras que vão mexer no mercado de Mirrorless e fazer com que seus adversários façam o mesmo.

Bom, acho que é isso, espero que tenham gostado e que eu tenha esclarecido dúvidas que talvez você tivesse em relação a esses dois sistemas. Até a próxima!

>>> Curtiu as dicas e quer nos oferecer um cafezinho de agradecimento? Então acesse o PicPay picpay.me/eduardoemonica e faça a sua contribuição. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Facebook

Eduardo e Monica
Eduardo e Monica

Já conhece a nossa lojinha? Tem presets para celular e desktop, gadgets que usamos, e muito mais!

VEJA MAIS SOBRE FOTOGRAFIA

Eduardo e Mônica

Somos Eduardo e Monica e estamos viajando o mundo desde 2014 e trabalhando com fotografia. O blog fala de viagem e fotografia e moramos no Sudeste Asiático, na Tailândia.

http://www.eduardo-monica.com
Anterior
Anterior

DNG vs RAW: Qual é Melhor e Porquê

Próximo
Próximo

10 Dicas de Como Usar Melhor a Câmera Fotográfica