Eduardo & Mônica

View Original

O que Fazer em Hanói: 15 Atrações Principais

Texto: Mônica Morás | @monicamoras Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Há muito o que fazer em Hanói, a capital do Vietnã desde 1010, uma cidade milenar. Por ser a cidade mais antiga do mundo, com exemplares arquitetônicos de até séculos de idade, como o Pagode de Um Pilar, o Templo da Literatura e Pagode Tran Quoc. É por sua importância que listamos as melhores coisas para fazer em Hanói.

Localizada no norte do Vietnã, a cidade é famosa por seus aspectos culturais influenciados pelos franceses e chineses. É também conhecida pelos atrativos turísticos que misturam história, religião, cultura e gastronomia. Há opções para todos os tipos e viajantes. 

O que Fazer em Hanói: 15 Atrações Principais

Esta lista do que fazer em Hanoi pode ser feita em 2 dias, pois são necessários pelo menos 2 dias completos no roteiro para conhecer as principais atrações de Hanoi. Se você tiver 3 dias, vai conseguir fazer tudo com mais calma. Leia Roteiro no Vietnã: 15 Dias de Norte a Sul

1. LAGO HOAN KIEM E O TEMPLO NGOC SON

Não há quem não conheça o Hoan Kiem Lake, localizado no centro de Hanói, e sua icônica ponte vermelha. É um cartão-postal de Hanói que é um ponto de referência na Old Quarter. 

Há uma lenda sobre uma espada mágica que foi dada por uma tartaruga dourada ao guerreiro Le Loi, que defendeu o Vietnã da Dinastia Ming da China. A lenda é tão importante, que é ela que dá o nome Hoan Kiam, o Lake of the Restored Sword. Por isso, também é essa uma das principais atrações de Hanói. 

O Ngoc Son Temple, fundado no século IX, está na ilha do lago Hoan Kiem. Foi construído para memorizar os maiores méritos e vitórias de Tran Huong Dao, conhecido como o comandante militar durante a Dinastia Tran. Foi ele que liderou o exército para derrotar a dinastia Yuan no século XIII. O ingresso custa 30.000 dongs, precisa cobrir ombros e joelhos. 

2. PAGODE TRAN QUOC

O Tran Quoc Pagoda é o mais antigo templo budista de Hanói, com mais de 1500 anos. Foi construído em 545 (sem o mil) e está localizado numa ilha entre o Truc Bach Lake e o West Lake, a poucos minutos do Old Quarter. 

O pagode é o local onde muitos monges famosos pararam para praticar sua religião. Ele também preserva muitas estátuas de Budas e Bodhisattvas de valor artístico, como a estátua do Buda Shakyamuni, entrando no Nirvana (Buda Reclinado) em madeira dourada, considerada a mais bonita do Vietnã.

No pátio do templo, há uma árvore sagrada Bodhi, doada pela Índia. Abre diariamente das 8h às 16h, tem entrada gratuita e precisa cobrir ombros e joelhos. Leia Tran Quoc Pagoda: O Lugar mais Antigo de Hanói

3. TEMPLO DA LITERATURA

Visite o Templo da Literatura, que foi fundado em 1070 em homenagem ao filósofo chinês Confúcio. Em 1076, foi instalada a Academia Imperial para os membros da elite apenas. Foi a primeira universidade do Vietnã, que funcionou por cerca de 700 anos e formou centenas de estudiosos e mandarins conhecidos. É uma das principais coisas para fazer em Hanoi.

Localizada ao sul da Cidadela Imperial de Thang Long, ao sul, o Templo da Literatura (Van Mieu), guarda valores culturais e uma arquitetura única, que se mantém, apesar das guerras. O ingresso custa 30.000 dongs, e abre das 8h às 17h. Precisa cobrir joelhos e ombros. 

4. MAUSOLÉU DE HO CHI MINH

O Mausoléu de Ho Chi Minh foi construído entre 1973 e 1975. Sua arquitetura é influenciada pelo Mausoléu de Lenin em Moscou, porém possui aspectos típicos da arquitetura vietnamita. 

Localizado no centro da Praça Ba Dinh, o Mausoléu de Ho Chi Minh é o local de descanso do Presidente Ho Chi Minh. Pela manhã é possível visitar o túmulo do presidente (chegue cedo, pois há fila), ao meio dia se vê a troca da guarda, e durante o dia todo, no mesmo complexo, está o Pagode de Um Pilar.

Abre terça, quarta, quinta, sábado e domingo, das 8h às 10h30. Entrada gratuita, precisa cobrir ombros e cobrir as pernas até o tornozelo; mochilas ficam no guarda-volumes.  

Leia Vietnã: 10 Coisas para Saber Antes de Viajar | O que Fazer em Sapa: 10 Atrações Principais

5. PAGODE DE UM PILAR

O One Pillar Pagoda tem esse nome por ter sido construído sob apenas um único pilar para se assemelhar a uma flor de lótus. Diz a lenda que o rei era muito idoso e não tinha filhos. Depois de muito rezar, ele teve uma visão e a rainha engravidou. O pagode é um agradecimento do rei. É uma das coisas mais importantes para fazer em Hanoi.

Construído em 1049, o Pagode de Um Pilar é considerado um símbolo de Hanói. A crença popular também diz que, se você deseja um filho, deve subir os degraus. Abre diariamente das 8h às 17h, entrada gratuita e precisa cobrir ombros e cobrir as pernas até o tornozelo.

6. OLD QUARTER

O Old Quarter de Hanói é o lugar que mais caracteriza a cidade. São ruas estreitas, movimentadas, barulhentas, mas que têm história, afinal a cidade é capital desde 1010. 

Cada rua é especializada em alguma coisa: bares, roupas, flores, produtos medicinais, artigos religiosos. E entre tudo isso, sempre há um bom café. Apesar do Old Quarter também ser conhecido como 36 Old Streets, na verdade são 70 ruas. E por isso, a melhor forma de ter uma visão geral do que tem nessa região, é fazendo um passeio de triciclo, que dura 1h. 

7. BEER STREET

Ir na Beer Street é algo imperdível em Hanói até para quem não gosta de cerveja. No final de tarde a Ta Hien Street (Beer Street), uma rua de apenas 200m de comprimento, fica animada. A partir das 17h, os bares abrem, mas é por volta das 19h que já fica até difícil achar lugar. Nós fomos no bar do prédio da esquina, um amarelo de janela verde, Loi Beo com cerveja a 20.000 dongs.

É na Beer Street de Hanói que você pode sentar os bancos de plásticos baixinhos, que também servem como mesa, e provar a cerveja local Bia Hanoi. Pode também provar as comidas de rua vietnamitas, já que todos os restaurantes oferecem essa opção. Além de ser um lugar animado, que atrai locais e estrangeiros, tudo é muito barato! 

8. ROOFTOP BAR

Hanói se transforma à noite, e por isso finalizar o dia num rooftop bar é sempre uma boa opção. No Old Quarter, as melhores opções são o Terraço Skybar, de frente para o lago, o Diamond Sky Bar, o Soul Rooftop Bar, ambos na frente da Beer Stret, e o Cloud Sky Bar, próxima da Train Street. Todos abrem a partir das 17h. 

O Lighthouse Skybar fica fora do Old Quarter, apesar da proximidade, e tem um estilo mais balada. Mas se a ideia é só ver a cidade de cima, é possível visitar o Sky Lotte Observation Deck e ver a cidade do alto de 65 andares.

Leia O que Fazer em Ho Chi Minh: 18 Atrações e Passeios | Roteiro em Ninh Binh: 2 Dias

9. TRAIN STREET

A Trem Street de Hanói é uma rua estreita por onde passa o trem, logo ao lado do Old Quarter. E passa a uns 20 centímetros das casas. Por isso, antes do trem vir, os locais correm para conferir se tudo está dentro de casa. Ela fica entre as ruas Phung Hung e Ly Nam De, mais precisamente no endereço Hanoi Train Street na 5 Trần Phú.

A fama começou quando uma senhora decidiu abrir um café. Depois dela, vários outros abriram. A rua ficou fechada entre 2019 e final de 2022, por falta de segurança. Hoje, só pode entrar se for acompanhado por algum local que te conduza até um café, ou com um passeio gastronômico que também inclui o French Quarter. 

10. COMPRAS NO MERCADO DONG XUAN E MERCADO DE FINAL DE SEMANA

O Mercado Dong Xuan fica no Old Quarter e foi construído em 1889. É imenso, coberto, e tem cerca de 4.000 lojinhas. No Dong Xuan Market é possível encontrar lembrancinhas, acessórios e roupas. Além disso, é um bom lugar para comer também. 

O Hanoi Weekend Night Market, Mercado de Final de Semana, atrai turistas e locais ao longo de uma rua inteira com centenas de barraquinhas. Ali se encontra todo tipo de coisas, de lembrancinhas, roupas, acessórios, brinquedos, comidas, de tudo. Ele acontece da rua Hang Dao até o portão do mercado de Dong Xuan, de sexta a domingo, das 18h até meia-noite. 

11. SORVETE KEM TRANG TIEN

O sorvete Kem Trang Tien é um símbolo de Hanói. Feito artesanalmente desde 1958, sem conservantes, a loja sempre tem filas, seja no verão ou no inverno. É apenas o balcão do lado de fora, mas que no pátio interno tem pinturas nas paredes e decorações ótimas para fotos, além de alguns bancos. 

Não há local que não recomende esse sorvete, especialmente o de baunilha. É o “tem-que-provar” da cidade. Tem sorve de casquinha e tem o picolé de palito.

Foto: Divulgação

10. CAFÉs DE HANÓI

O Vietnã é o segundo maior produtor de café do mundo, perdendo apenas para o Brasil. A influência francesa fez com que o país tivesse uma tradição de excelentes cafeterias. 

O The Note Coffee é um lugar colorido e divertido para tomar um café em Hanói. Ali os clientes são convidados a escrever um bilhete num post-it e deixar na parede. Daí o nome 'The Note Coffee', um prédio de três andares, com paredes totalmente cobertas de notas coloridas. 

Em Hanói, recomendamos o The Note Caffee, o Loading T café e o Cong Ca Phe. No Loading T, o mais charmoso, serve o egg coffee, um café com ovo, uma gemada de ovo, na verdade. 

Foto: Divulgação

11. TEATRO AQUÁTICO DE FANTOCHES THANG LONG

À beira do Lago Hoan Kiem fica o Thang Long Water Puppet Theatre, onde você pode assistir à antiga tradição das marionetes vietnamitas representadas na água. O palco é uma pequena piscina temática, os artistas se escondem atrás de uma cortina de bambu, controlando o boneco e apresentando cenas na superfície da água.

O teatro é conhecido como um dos edifícios mais antigos de Hanói. Acontece diariamente, e os ingressos são entre 100.000 dongs e 200.000 dongs. Para fotografar com câmera tem uma taxa extra.

Foto: Divulgação

12. FRENCH QUARTER

O French Quarter em Hanói é conhecido pelo legado arquitetônico colonial francês. São vários edifícios amarelos de telhado vermelho e janelas verdes. Ele fica ao lado do Old Quarter e também é banhado pelo Lago Hoan Kiem. 

Nele fica a Catedral de São José (St Joseph Cathedral), uma igreja neo gótica construída em 1886 pelos franceses, e que é a igreja mais antiga de Hanói. Também fica a prisão de Hoa Lo, originada por colonos franceses na Indochina quando o Vietnã ainda sofria com a guerra. Ali ficavam presos políticos e prisioneiros americanos durante a Guerra do Vietnã.

Além disso, há a Grand Opera House, um marco histórico e arquitetônico de Hanói que foi construída pelos franceses entre 1901 e 1911. Ela está ativa, e recebe concertos de ópera, música clássica e peças tradicionais vietnamitas. Ali também está o shopping de luxo Trang Tien Plaza e muitas galerias de arte.

13. MUSEU DA ETNOLOGIA 

O Vietnam Museum of Ethnology foi construído em 1997 para ser um espaço onde se entende mais sobre os 54 grupos étnicos do país. Tanto na parte interna, como na área externa, se tem uma ideia dos costumes e tradições de cada etnia, além de entender onde se concentram.

Para quem viaja de norte a sul do país, é um excelente lugar para ter um panorama geral do Vietnã. E também entender alguns aspectos e elementos culturais de cada região. Abre diariamente das 8h30 às 17h30, ingresso 40.000 dongs. 

14. WORKSHOP DE FLORES DE LÓTUS

A flor de lótus é um símbolo importante no Vietnã. Ela está presente em todos os templos, pagodes e nas ruas. As pessoas unem as mãos em flor de lótus para rezar.

Uma atividade interessante de fazer em Hanói é um workshop sobre a flor de lótus. Nele se aprende sobre todos os usos da flor: decorativo, as sementes comestíveis, a seda, e aprendemos a fazer arranjos com os botões. Fizemos na Floricultura Comida Ngon.

Para quem gosta de trabalhos manuais, há ainda workshops de cerâmica na cidade.  

15. GASTRONOMIA DE HANÓI

Hanói tem uma diversidade na gastronomia e são vários pratos deliciosos para você experimentar, principalmente a comida de rua. Não deixe de provar o prato típico da cidade, o Pho Hanoi (fala-se “fô”), além de outros pratos nacionais como o Bun Cha Hanoi, o Banh Mi Hanoi, o Nem Cuon e o Bun Rieu. Todos fazem parte do passeio gastronômico. Há passeio gastronômico vegetariano no Old Quarter. 

Para provar os pratos nacionais, há um restaurante que reúne quiosques de todas províncias do país, o Quan Na Ngon. Aqui você pode provar tanto os pratos de Sapa, quanto os de Hoi Chi Minh. Pode ainda ver a diferença do Pho de Hanói e de Hue. O ideal é ir para o jantar

No Hanoi Social Club, há opções vietnamitas, mas também há opções internacionais num menu extenso. Ele fica num prédio dos anos 1920 numa casa colonial francesa. Há opções veganas. O ideal é ir para o almoço, mas há música ao vivo algumas noites também. 

Existem outros lugares interessantes em Hanói para conhecer também, como o Museu das Mulheres, o Museu de História, a rua Phan Dinh Phung Street que é completamente diferente do resto da cidade. Mas essas atrações e lugares listadas aqui no artigo são as principais para ter uma ideia do que é a capital. 

Todo o nosso pacote do Vietnã 2023 foi feito com a agência Mundo Asia, de vietnamitas que falam português, e que atende brasileiros e portugueses na Asia, tanto em roteiro de viagens em grupo pequenos, quanto privadas. Veja mais no site da Mundo Asia e no instagram @mundoasia.tours, ou fale pelo Whatsapp.  

VAI VIAJAR? ENTÃO RESERVE AQUI!

Sabia que quando você faz uma reserva usando o link do blog, nós ganhamos uma pequena comissão? Você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda o blog Eduardo e Mônica a produzir artigos completos e de qualidade. Ajude o blog que te ajuda :)

Acompanhe as nossas dicas também no @blogeduardoemonica no Instagram | Pinterest | Youtube | TikTok | Facebook

VEJA MAIS SOBRE O VIETNÃ

See this gallery in the original post